Emirados vão restituir imposto a turistas

Sistema de reembolso de tributo sobre o consumo de bens e serviços será implementado no último trimestre deste ano.

Da Redação
anba@anba.com.br

Abu Dhabi – O governo dos Emirados Árabes Unidos decidiu adotar um sistema de reembolso do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para turistas. A informação foi publicada nesta quinta-feira (11) pela Emirates News Agency (WAM).

Segundo a agência, o sistema será adotado no início do quarto trimestre deste ano. O objetivo é incentivar o crescimento do turismo, importante fonte de divisas para o país.

De acordo com a WAM, o turismo respondeu por 11,3% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Emirados em 2017, o equivalente a 154,1 bilhões de dirhans, a moeda local, ou US$ 42 bilhões. No ano passado, 123 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos do país.

O imposto sobre o consumo de bens e serviços foi instituído este ano pelos Emirados, como forma de compensar em parte a perda de receitas resultante da queda do preço do petróleo e de controlar as contas públicas. Ao adotar um sistema de reembolso para estrangeiros não residentes, os Emirados se igualam a outros países que recebem grandes fluxos de turistas.

Karim Sahib/AFP

Publicações relacionadas