São Paulo – A Emirates estreou o A380, maior avião de passageiros do mundo, em sua rota comercial, no dia 01 de agosto. A aeronave é a única do mundo com dois andares e apenas dois corredores. O A380 fez a rota Dubai – Nova York. Foi a primeira aeronave deste tipo a voar comercialmente para América do Norte.
O A380 fez o vôo completamente lotado, com 489 passageiros e 24 tripulantes, cumprindo o trajeto desde Dubai em 13 horas e cinqüenta minutos, sem escalas. "Voar comercialmente o primeiro A380 para os Estados Unidos foi fascinante", disse o comandante Abbas Shaban.
"Embora seja maior do que qualquer outra aeronave civil, o A380 é mais silencioso e voa mais suavemente do que qualquer outro avião que já pilotei", completou. As três classes do A380 oferecem o mesmo sistema de entretenimento e informação. Um avançado sistema de iluminação nas três classes, por sua vez, inclui um céu estrelado no teto da cabine que se ajusta durante o vôo, de acordo com a hora certa no local de destino.
O A380-800 da Emirates tem 49% a mais de espaço útil e mais 35% de assentos do que seu competidor mais próximo. Tem 24 metros e 26 centímetros de altura e envergadura de 79 metros e 77 centímetros. Em todo o mundo, aeroportos estão investindo bilhões de dólares em expansão e melhorias para receber o gigante dos ares.
O novo avião da Emirates, vai operar três vezes por semana o vôo Dubai-Nova York, na fase inicial, chegará a dois vôos diários, quando a frota de 58 unidades deste modelo estiver completa. Os vôos de Dubai a Londres começam dia 01 de dezembro e para Sidney e Auckland em fevereiro próximo.