São Paulo – A Emirates recebeu ontem (28) em Hamburgo, na Alemanha, o seu primeiro A-380. A companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos tem uma encomenda total de 58 aeronaves deste tipo. O primeiro avião foi recebido em uma ato de entrega pelo xeque Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, presidente do grupo Emirates.
A Emirates foi a primeira a empresa a encomendar a aeronave há oito anos. A companhia assinou um contrato de sete encomendas firmes e cinco opções em julho de 2000, num negócio de US$ 1,5 bilhão. Em novembro de 2007, encomendas adicionais já tinham elevado esse total para o número atual, tornando a Emirates o maior cliente do avião.
O A380 da Emirates tem motores GP7200 da Engine Alliance. O consumo de combustível previsto é baixo, de cerca de três litros por 100 passageiros quilômetro. Na cerimônia de Hamburgo, foi apresentada a decoração interna do A-380, comportando 14 assentos na primeira classe, 76 na classe executiva e 399 na classe econômica.
A grande novidade é o spa da primeira classe contendo duas unidades completas de banheiros com chuveiros. Na classe executiva, um salão especial, o Onboard Lounge, recebe passageiros dessa classe e também da primeira, num ambiente similar ao de um clube. Os passageiros da primeira Classe contam com um bar e outra área reservada no andar superior da aeronave.
Os A-380 serão fundamentais no programa de expansão de rotas da empresa. Outros quatro aviões deverão ser entregues até março de 2009, completando-se a entrega total da encomenda em junho de 2013. O A-380 estreará em rota comercial dia 01 de agosto, fazendo o vôo sem escalas Dubai – Nova York.