Da redação*
São Paulo – A empresa aérea estatal do Kuwait, a Kuwait Airways, está atualmente negociando com a Airbus e a Boeing a compra de US$ 6 bilhões em aeronaves, segundo informa o site árabe de notícias econômicas Menafn. Os contratos devem ser fechados até o final de maio.
"Estamos interessados em vários modelos, entre eles o Boeing 777 e 787 e os A350 e A340 da Airbus", disse o presidente do conselho de administração e diretor-geral da empresa, Talal Mubarak Al-Sabah. Ele acrescentou que a estatal também analisa a compra de aviões menores, como o Airbus A320 e o Boeing 737, para rotas mais curtas, mas que a intenção é fazer todos os pedidos ao mesmo fabricante.
Segundo Al-Sabah, a empresa, que atualmente tem 17 aeronaves, pretende comprar 30 novos aviões até 2015 e mais tarde aumentar sua frota para 55 aeronaves que servirão novos destinos. Esta decisão faz parte da estratégia da empresa de ampliar o número de passageiros transportados dos atuais 2,5 milhões para entre seis e sete milhões nos próximos cinco anos.
O executivo declarou que sua empresa pretende fechar o contrato de compra com apenas um fabricante e que a negociação inclui a venda de sua frota atual, que está em operação desde 1992, ao fornecedor dos novos aviões.
De acordo com Al-Sabah, que não apresentou valores específicos, a Kuwait Airways reduziu em 45% seus prejuízos no ano fiscal que terminou em março, apesar dos elevados preços petrolíferos. "Devemos entrar no azul em 2007 ou 2008", declarou.
*Tradução de Mark Ament