São Paulo – A empresa brasileira Stattus 4 venceu, nesta terça-feira (13), o prêmio Zayed de Sustentabilidade na categoria Água, uma das que compõem a premiação, que foi realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Sediada em Sorocaba, no interior de São Paulo, a Stattus4 desenvolveu um sistema que utiliza inteligência artificial para encontrar vazamentos de água nos sistemas de distribuição das concessionárias de fornecimento de água.
Criado em 2008, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade leva o nome do fundador dos Emirados, Zayed bin Sultan Al Nahyan, e reconhece e homenageia a cada ano iniciativas que entregam respostas a desafios globais e que sejam sempre escaláveis, aplicáveis além da pesquisa. São premiadas pequenas e médias empresas, instituições sem fins lucrativos e escolas de ensino médio em seis categorias: Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas de Ensino Médio Globais. Segundo a agência de notícias dos Emirados Árabes, WAM, houve 7.761 candidaturas de 173 países na edição deste ano. Os vencedores foram escolhidos após avaliação de um júri.

A Stattus4 foi anunciada como uma das finalistas em outubro em seu terceiro ano participando do Prêmio Zayed. Foi a vencedora, entre as três finalistas e as mais de 800 empresas inscritas apenas na categoria Água. A tecnologia desenvolvida pela Stattus4 monitora, segundo informações do prêmio Zayed, mais de cinco mil quilômetros de redes de distribuição e 22 mil pontos de potenciais vazamentos, o que resultou, segundo informações do prêmio, em economia de mais de cinco bilhões de litros de água.
A tecnologia apresentada pela Stattus4 e vencedora do prêmio é capaz de reduzir o tempo para encontrar um vazamento de uma média de 180 dias para 3 dias tanto por meio de equipamentos capazes de “ouvir” pontos de vazamento, como instrumentos que avaliam a pressão de água. Tem, como principais clientes, empresas distribuidoras de água.
CEO e cofounder da Stattus4, Marilia Lara recebeu o prêmio do presidente dos Emirados Árabes, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Ela afirmou à ANBA que é uma “honra” ser um dos vencedores desta premiação. “Estar ao lado de empresas com projetos tão fantásticos reforça que o que estamos fazendo na Stattus4 é realmente inovador, relevante e faz a diferença. É uma chancela de todo o esforço da nossa equipe. Estamos muito felizes com a premiação e energizados para ir além, aumentar nosso impacto, alcançar mais clientes e beneficiar ainda mais pessoas para chegar cada vez mais perto do nosso propósito de salvar a água do mundo”, afirmou.
CTO e cofounder da empresa, Antonio Oliveira disse que o prêmio valida a missão da empresa, de transformar dados de campo em ações concretas. “O reconhecimento nos permite acelerar o desenvolvimento de uma nova geração de soluções digitais, evoluindo nossos modelos de IA e ampliando nossa capacidade de escalar impacto, fortalecer parcerias estratégicas e contribuir para uma gestão da água mais inteligente, resiliente e sustentável em escala global”, disse.
Os vencedores das outras categorias são dos Emirados Árabes Unidos, Singapura, Suíça e Nepal. Entre as seis escolas premiadas estão instituições de Canadá, Uganda, Jordânia, Turquia, Maldivas e Tailândia.
Ouça também:


