Cairo – Uma empresa do setor privado que atua no Egito, a PepsiCo, ampliou a iniciativa intitulada “She Works Wonders”, que em português quer dizer “Ela Faz Maravilhas”. Através de treinamento em fábricas, o programa fornece para mulheres que acabaram de se graduar capacitação em profissões monopolizadas por homens.
O sucesso da iniciativa na primeira edição e a habilidade demonstrada pelas participantes nas profissões propostas, levaram os organizadores a ampliar o escopo para atingir, na segunda edição, a formação de 1.200 mulheres. O primeiro encontro de oportunidades de trabalho será organizado ao final do programa, com a presença de grandes empresas e parceiros do programa, para proporcionar oportunidades de trabalho para as participantes.
A iniciativa foi lançada pela empresa de bebidas com a Fundação Injaz Egito, especializada no treinamento e capacitação de jovens mulheres para prepará-las para o mercado de trabalho. Colaboram os ministérios do Ensino Superior e Pesquisa Científica e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e o Conselho Nacional da Mulher.
O programa visa os setores de vendas, operacionais, fabris, além de tecnologia. A segunda edição inclui várias empresas do setor privado, lideradas pela Vodafone Egito, especializada nos setores de comunicações e tecnologia, Nestlé, Danone Egito, P&G e Mars, especializadas nas indústrias de alimentos e de chocolates, além da Microsoft e da Cisco.
Esta edição também conta com o apoio de instituições locais e internacionais, principalmente a ONU Mulheres Egito, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, a Pathfinder International e a Aliança Egípcia para a Igualdade.
Mohamed Shelbaya, presidente e CEO da PepsiCo Egito e vice-presidente sênior para o Norte da África, disse que a empresa conseguiu grande sucesso no empoderamento de mulheres para alcançar posições de liderança dentro da companhia. A participação de mulheres em cargos de chefia chegou a cerca de 40% e a mão de obra feminina ocupa 27% das funções administrativas na empresa, que possui mais que 14 mil funcionários.
Dina El Mofty, fundadora e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Injaz Egito, afirmou que o programa “She Works Wonders” contribui significativamente para impulsionar as ambições das mulheres, para que elas possam alcançar seus sonhos e se realizar profissionalmente. Ela destacou também o importante papel feminino em todos os campos, incluindo o mercado de trabalho e a sociedade egípcia.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan