Emirates News Agency*
Islamabad (Paquistão) – O governo do Paquistão aprovou a construção de uma refinaria, com investimento de US$ 5 bilhões na cidade portuária de Gwadar, no Baluquistão, região costeira do Paquistão. O projeto será executado pela Empresa de Investimentos Petrolíferos Internacionais (IPIC), estatal do emirado de Abu Dhabi, e pela Empresa de Refino Paquistanesa-Árabe (Parco), estabelecida em parceria entre os governos do Paquistão e de Abu Dhabi, e a refinaria deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2011.
A refinaria, que se chamará Coastal Refinery, terá capacidade de refino de 200 mil a 300 mil barris ao dia. Segundo informa a agência de notícias Associated Press do Paquistão (APP), a IPIC terá participação de 74% na empreitada, estando os 26% restantes nas mãos da Parco.
A decisão de construir a refinaria foi tomada pelo Comitê de Coordenação Econômica do governo paquistanês nesta quarta-feira (10), segundo a agência. Como incentivos para a construção da refinaria, o comitê garante à nova fábrica isenção de impostos por 20 anos. A fábrica também não será obrigada a dar a seus empregados participação de 5% nos lucros e nem terá de pagar uma sobretaxa de serviços de 0,5%, como prevê a legislação para o setor no país.
Segundo a APP, estas regras serão aplicadas a todas as refinarias e petroquímicas que se instalarem no Baluquistão, principalmente na região de Gawdar. O Comitê de Coordenação Econômica do Paquistão autorizou o Ministério do Petróleo e Recursos naturais paquistanês a assinar o acordo com a IPIC no prazo de um mês.
*Tradução de Mark Ament