Emirates News Agency
Dubai (Emirados Árabes) – A empresa International Petroleum and Trading (IPT), com sede em Jebel Ali – subsidiária da construtora indiana Dodsal, sediada em Dubai – venceu uma concessão de 49 anos para montar a infraestrutura de distribuição petrolífera no Afeganistão.
Nos próximos dez anos, a empresa investirá cerca de US$ 230 milhões na construção de uma rede que incluirá 700 pontos de venda, depósitos, 12 terminais e suas instalações associadas, informou hoje o jornal árabe Gulf News.
A Dodsal criou a IPT há alguns meses para entrar no mercado de distribuição de petróleo, e venceu várias empresas internacionais nesta licitação. O acordo foi assinado ontem, em Kabul, por Sayed Mustafa Kazemi, ministro de Comércio do Afeganistão e presidente da comissão de investimento do país, e Rajen Kilachand, presidente da Dodsal Group.
"Os pontos de venda, seguindo padrões internacionais, farão serviços mecânicos e de manutenção em veículos, e incluirão mini-lojas de conveniência com produtos farmacêuticos e itens domésticos," informou Kilachand ao jornal.
A Dodsal vai montar um escritório da IPT no Afeganistão, de onde tocará os projetos, mas as operações serão administradas e gerenciadas pelo escritório de Dubai. Inicialmente, o Banco de Desenvolvimento Asiático havia concordado em providenciar fundos para o desenvolvimento da infra-estrutura de distribuição petrolífera no país.