Da redação*
São Paulo – O grupo de investimentos Dubai International Capital (DIC) vendeu esta semana o Tussauds Group para o grupo britânico Merlin Entertainments por US$ 1,977 bilhão (1,028 bilhão de libras esterlinas), segundo informa Merlin Entertainments. Apesar de vender o Tussauds, o DIC terá 20% de participação na nova empresa.
Com a união, a Merlin se transformará na segunda maior atração turística do mundo, recebendo mais de 30 milhões de visitantes em 50 atrações turísticas em 12 países, na Europa, América do Norte e Ásia. Segundo informa a Merlin, o grupo terá mais de 13 mil empregados.
O Tussauds Group controla os famosos museus de cera Madame Tussauds, com unidades em Londres, Nova York, Las Vegas, Amsterdã e Hong Kong, e a London Eye, uma imensa roda gigante ao lado do rio Tâmisa, entre outras atrações turísticas.
O DIC adquiriu o Tussauds Group em março de 2005, conforme noticiou a ANBA na época. A empresa de Dubai pagou US$ 1,493 bilhão (equivalentes a 800 milhões de libras esterlinas na época) ao grupo Charterhouse, também britânico, que operava a instituição desde 1998.
O Dubai International Capital é o braço de investimentos da Dubai Holding, proprietária e administradora de um variado grupo de empresas que operam no setor de saúde, tecnologia, finanças, imóveis, pesquisas, educação, turismo, energia e comunicações.