Isaura Daniel
São Paulo – A Speed Way Cargo, empresa de transporte internacional com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, está trabalhando para aumentar o envio de carga para os países árabes. A companhia começou a apresentar aos seus clientes o potencial do mercado do Oriente Médio e do norte da África a partir de dados obtidos no 6º Encontro de Embaixadores, que ocorreu no final de setembro, em Porto Alegre.
Dez diplomatas árabes e o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Paulo Atallah, participaram de um seminário no qual mostraram que o Brasil tem potencial para aumentar as suas exportações para a região. As vendas brasileiras representaram apenas 1,5% dos US$ 180 bilhões importados pelas 22 nações da Liga Árabe no ano passado.
A Speed Way já faz o serviço de assessoria aduaneira e transporte internacional de cargas para empresas que exportam para os árabes, mas acredita que os envios podem aumentar. "Se os nossos clientes venderem mais para os países árabes, nós também vamos transportar mais", diz um dos sócios da empresa, Roberto Pandolfo. Atualmente apenas 1% dos negócios da Speed Way estão focados na região.
A empresa gaúcha trabalha para grandes companhias como a fabricante de ônibus Marcopolo, a indústria de carrocerias Randon, as moveleiras Carraro e Todeschini e as indústrias de calçados Azaléia e Alpargatas. No total, em torno de 250 empresas são atendidas pela Speed Way, cerca de 70% delas de grande porte.
São embarcados aproximadamente 150 contêineres por mês para mais de 50 nações. Para os países árabes, os principais produtos enviados são móveis e ônibus fabricados na Serra Gaúcha, onde a empresa mantém sua sede.
Para os árabes
Pandolfo diz que os envios da Speed Way para as nações árabes têm aumentado desde o último ano, mas devem crescer ainda mais. Várias empresas da Serra participaram da Index, maior feira de móveis e decoração do Oriente Médio, entre os dias 22 e 26 de setembro, nos Emirados Árabes Unidos. "As vendas do setor moveleiro para os países árabes tendem a aumentar", diz Pandolfo.
Apesar de trabalhar com diversos tipos de produtos e destinos, a Speed Way tem alguns setores nos quais atua mais fortemente, como o metalmecânico, moveleiro, de couros e calçadista. O couro, no caso, é transportado principalmente para a Ásia, enquanto que os produtos do setor metalmecânico para a América do Norte.
A companhia também transporta para o mercado internacional cerca de 200 toneladas de produtos perecíveis, por via aérea, a cada ano. São framboesas, amoras e morangos produzidos por agricultores gaúchos e exportados para a Europa por meio de um programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Da Varig para a Speed Way
A Speed Way trabalha com transporte marítimo e também aéreo. Cerca de 90% das operações, porém, são feitas por via marítima, já que o custo é menor e a maioria dos produtos transportados é de grande porte. A empresa não possui frota própria. Os envios são feitos por navios e serviços aéreos de terceiros.
A Speed Way foi aberta no final do ano de 2001, por Pandolfo e Cláudio Torelly, os atuais sócios. Os dois trabalharam anteriormente na Varig. Pandolfo foi diretor regional no Rio Grande do Sul e gerente de comércio exterior da companhia aérea e Torelly atuou como engenheiro de manutenção aeronáutica e gerente regional de vendas de passagens e cargas.
Os dois resolveram aproveitar o conhecimento na área para montar a própria empresa em 2001, um momento em que começava a crescer a demanda por logística de comércio exterior no país. A empresa abriu as portas voltada para a exportação, mas há um pouco mais de um ano começou a atuar também com importação.
No final do mês de setembro, a Speed Way fechou uma parceria com a multinacional Eagle Global Service, que atua com logística em comércio internacional e tem cerca de 400 escritórios espalhados pelo mundo.
A Speed Way vai representar a companhia na Serra Gaúcha e compartilhar da estrutura de logística que a empresa mantém no mundo. Os detalhes finais da parceria ainda estão sendo acertados.
Contatos
Speed Way Cargo
Tel: +55 (54) 211-3911
vendas@speedwaycargo.com.br