Da redação*
São Paulo – A empresa de logística Bahrain Maritime & Mercantile International (BMMI), do Bahrein, assinou contrato de dois anos com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para administração da logística da organização no Djibuti. A empresa vai assumir as operações no dia 1° de março de 2007 e poderá prorrogar o contrato três vezes pelo prazo de um ano entre o dia 1° de março de 2009 e 29 de fevereiro de 2012, segundo informa o jornal Gulf Daily News, do Bahrein.
Pelo contrato, a BMMI vai administrar o recebimento, transporte e armazenamento de até 30 mil toneladas de produtos e a entrega dos bens pertencentes ao USAID. De acordo com a empresa do Bahrein, sua presença no Djibuti faz parte de uma estratégia de internacionalização, deixando de operar exclusivamente no Oriente Médio e passando a operar em outros mercados emergentes que ofereçam boas oportunidades.
O Djibuti está localizado na entrada do Mar Vermelho, uma das mais movimentadas rotas marítimas do mundo, próximo aos grandes campos petrolíferos árabes. O país também tem uma zona franca comercial e pode servir de centro de reexportação para os países africanos e também de centro de abastecimento de navios.
Em janeiro de 2006, a BMMI começou a operar na Zona Franca do Djibuti. A empresa construiu um depósito de 17,5 mil metros quadrados com áreas para produtos resfriados ou congelados. Foram investidos US$ 5 milhões na construção do depósito.
*Tradução de Mark Ament