Silwan Abbassi*
Brasília – A empresa de desenvolvimento imobiliário Al Diyar, do Catar, assinou um acordo com o governo da Síria para investir US$ 250 milhões na construção de um resort turístico no golfo de Ibn Hani, 10 quilômetros ao norte de Lattakia, a principal cidade portuária da Síria na costa do Mediterrâneo.
O Ibn Hani, que será construído em uma área de 220 mil metros quadrados, é considerado um projeto piloto na costa síria, segundo informa a Syrian Arab News Agency, agência de notícias oficial do governo sírio. É também o primeiro investimento da Al Diyar no país. O resort incluirá hotel, residências e shopping centers.
O ministro de Turismo da Síria, Saadallah Agha Qalaa, expressou a importância de desenvolver um projeto em conformidade com as atividades econômicas e ambientais que estão sendo executadas no golfo de Ibn Hani, entre eles a proibição da pesca marítima. Ele também declarou que já existe infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de atividades turísticas e que há planos de ampliação do aeroporto de Lattakia e para expansão de rodovias na região.
Al Qalaa acrescentou que seu país está disposto a cooperar com investidores para facilitar o investimento turístico, um importante componente para o desenvolvimento econômico. Segundo o ministro, uma das prioridades de sua pasta é a promoção e marketing das facilidades oferecidas a investidores por seu país.
Investimento turístico
Segundo informações apresentadas no Fórum de Investimento Turístico da Síria, que reuniu investidores e empresários árabes e estrangeiros, desde 2002 o governo do país árabe resolveu fazer do turismo como uma indústria estratégica para o país e um dos pilares da economia nacional.
O setor de turismo tem passado por reestruturação. Novos setores foram criados no ministério para cuidar de diferentes aspectos turísticos e foram criadas Câmaras de Turismo junto ao setor privado.
O ministério lançou também um novo plano para atrair turistas e afirmou que houve crescimento de 15% ao ano no número de estrangeiros visitando o país desde o lançamento do projeto. Dados apresentados no fórum mostram que 3,4 milhões de turistas entraram no país em 2005 (1,4 milhão ficando em hotéis e 2 milhões em acomodações como apartamentos mobiliados).
Estes dados demonstram a necessidade de grandes aportes para manter para que possa continuar aumentando o volume de turistas no país. Dados mostram que desde 2002 o crescimento médio de investimentos no setor tem sido de 8% ao ano, contra 2% ao ano na década de noventa. De acordo com o ministério, o número de quartos de hotel na Síria alcançou 43 mil no final de 12005, o que reflete a necessidade de mais investimento para acomodar todos os turistas que entram no país.
*Tradução de Mark Ament