Emirates News Agency*
Dubai – As empresas Emoil, de estocagem petrolífera, e Emdad, de estocagem de combustíveis de aviação, inauguraram grandes depósitos de combustíveis na Zona Franca de Jebel Ali.
A Emoil é uma joint-venture entre a distribuidora de combustíveis Emarat, dos Emirados, a britânica BP Global Investments Ltd. e a holandesa Trafigura Beheer BV, ao custo de US$ 32 milhões. A Emarat tem 60% das ações e as duas empresas européias 20% cada.
Construída em uma área de 46 mil metros quadrados, o depósito da Emoil tem nove tanques de capacidades variáveis nos quais podem ser misturados e armazenados combustíveis de alta qualidade. A capacidade conjunta dos tanques é de 228 mil metros cúbicos e eles terão ligação com três ancoradouros no porto de Jabel Ali, o da Emarat e de duas outras empresas a EPPCO e a Dugas. A construção dos depósitos começou em julho de 2004.
O outro depósito inaugurado foi o da empresa Emdad, uma joint-venture entre a Emarat, a Air BP, subsidiária da BP que comercializa combustíveis de aviação, e a anglo-holandesa Shell, cada uma com participação igual na empresa que tem capital de US$ 43 milhões.
Os depósitos de combustível de aviação têm capacidade de armazenamento de 155 mil metros cúbicos e foram montados em um terreno de 34 mil metros quadrados. Os tanques são ligados ao Aeroporto Internacional de Dubai por canos de 12 polegadas.
*Tradução de Mark Ament