Da redação*
São Paulo – A empresa italiana Eni SpA vai investir US$ 12 bilhões no Egito nos próximos cinco anos para ampliar sua produção de gás, segundo informa o site de notícias econômicas Dow Jones Newswires. De acordo com a agência, o Egito tem reservas de gás natural de 1,6 trilhões de metros cúbicos, ou aproximadamente 1% das reservas mundiais.
A Eni também pretende ampliar em 180 milhões de barris suas reservas petrolíferas no campo de Belayim nos próximos 12 anos, segundo nota do Ministério do Petróleo do Egito. Os novos planos foram anunciados durante encontro entre o ministro do petróleo do Egito, Sameh Fahmy, e Antonio Villa, vice-presidente da Eni para o Oriente Médio e Norte da África.
A empresa Eni tem sede em Milão, na Itália, e emprega 73.572 pessoas em 70 países. Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Milão e de Nova York. A Eni produz petróleo, gás natural, eletricidade, oferece serviços de engenharia e construção e também produz petroquímicos. Em 2006 a empresa teve lucro líquido de 9,2 milhões de euros. No primeiro trimestre de 2007 o faturamento líquido foi de 2,6 milhões de euros e a produção de 1,73 milhões de barris de petróleo ao dia, 5,1% a menos do que em igual período no ano passado, segundo informações publicadas no site da empresa.
*Tradução de Mark Ament