Kuwait News Agency*
Tóquio – A empresa japonesa Arabian Oil Co. vai começar a produzir petróleo em dois campos no Egito em 2007. A produção conjunta de ambos os poços deve ser de 12 mil barris por dia.
Esta é a primeira vez que a empresa vai produzir em um campo petrolífero próprio no Oriente Médio, desde que perdeu o direito de operação do campo Khafji na Arábia Saudita em 2000.
A produção no campo Northwest October, no meio do Golfo de Suez, deve começar no terceiro trimestre de 2007, com produção diária de 6 mil barris, segundo informou esta semana o jornal japonês de negócios Nikkei.
A Arabian Oil ganhou o direito de exploração deste campo em fevereiro e o acordo oficial para exploração será assinado ainda este mês.
A empresa já descobriu reservas de 15 milhões de barris no campo Northwest October, mas vai continuar a busca. Caso sejam encontradas novas reservas, a produção diária pode alcançar 27 mil barris.
Outro campo em que a empresa vai produzir no Egito será o South Zeit Bay, que a empresa nipônica vai operar para a empresa suíça Alexoil SA.
A produção neste campo, localizado no sul do golfo de Suez, vai começar no segundo semestre de 2007, e deve totalizar aproximadamente 6 mil barris por dia, a serem divididos entre a Arabian Oil e Alexoil.
A Alexoil tem os direitos de exploração deste campo, mas a perfuração de poços para teste, que começará em meados de 2006, e a produção petrolífera será executada pela Arabian Oil.
*Tradução de Mark Ament