São Paulo – Os turistas estrangeiros que vieram ao Brasil para assistir à Copa do Mundo estão ficando mais tempo no País e gastando mais do que a média. O presidente da operadora turística Egípcia Tour, Mohammed Darwich, afirmou à ANBA nesta segunda-feira (30) que os turistas estrangeiros também estão conhecendo novos lugares no Brasil e já afirmaram que pretendem retornar. “Eles já perceberam que não é possível conhecer o País em apenas uma viagem e afirmam que irão voltar”, disse.
Segundo Darwich, cada um dos cerca de 1.700 turistas que a empresa trouxe para assistir à Copa do Mundo gasta entre US$ 400 e US$ 500 por dia. Nestes valores já estão incluídas as despesas com passagens aéreas e hospedagem. Além disso, esses turistas estão ficando no País por 12 dias, período maior do que geralmente dedicam ao Brasil. Ainda segundo Darwich, a maior parte dos turistas vem dos Estados Unidos. Entre os árabes, há muitos visitantes de Dubai e da Arábia Saudita. A empresa também recebeu grande volume de holandeses, mexicanos e argentinos.
“Todos os que vieram estão assistindo aos jogos da Copa do Mundo. A maior parte ficou hospedada nas cidades do Nordeste e do Norte do Brasil. Poucos vieram para São Paulo, por exemplo. Eles demonstram um interesse muito grande no turismo ecológico, em locais como Manaus, no Amazonas, Pantanal, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e Belém, no Pará”, afirmou Darwich. Fortaleza, no Ceará, Gramado, na serra do Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina, também estão atraindo os estrangeiros.
Resultado positivo
Darwich afirmou que a expectativa da Egípcia Tours neste ano era de redução na contratação de pacotes turísticos tanto de brasileiros para o exterior como de estrangeiros para o Brasil. Como a procura estava abaixo da média, a empresa passou a participar de feiras no exterior e a procurar parceiros turísticos fora do país. “Por isso, o volume de turistas passou a aumentar na Egípcia Tours”, afirmou.
Nos primeiros quatro meses do ano, a receita da companhia cresceu 22% em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Darwich, esse crescimento é resultado dos pacotes turísticos relacionados à Copa do Mundo.
Por enquanto, afirma o executivo, a quantidade de brasileiros que deixam o país nas férias está abaixo da média dos outros anos. “Com a Copa do Mundo aqui, ninguém quer viajar”, disse. Ele afirmou, porém, que já há um crescimento na procura por pacotes turísticos após o torneio. Entre os mais buscados estão os destinos do sudeste asiático, mas os brasileiros também compram pacotes para Dubai e para a Jordânia. Neste caso, visitam também o Egito e a Terra Santa, afirmou Darwich, que é egípcio e criou a Egípcia Tours em 2008.