São Paulo – A empresa BNB Importação e Exportação, da capital paulista, desembarca em cerca de 20 dias o seu segundo contêiner com o azeite de oliva libanês Al Badawi no Brasil. A BNB começou a importar o produto no ano passado e tem planos de tornar o azeite produzido no Líbano e a marca com a qual trabalha conhecidos entre os consumidores brasileiros.
O Al Badawi, que é categoria premium, já é comercializado em cerca de 20 estabelecimentos comerciais no Brasil, nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. Nesta semana, de segunda-feira (27) até o domingo (02), o Empório Hortisabor, do bairro Itaim Bibi, na capital paulista, oferecerá degustação do azeite, das 10 às 19 horas.
Entre os demais locais que vendem o produto na capital paulista estão o Saddi Center, o Mercantil Santa Paula, Durra Empório, e o Mercado Municipal. O sócio proprietário da BNB, o libanês Charbel Naim Barakat, tem planos de promover degustação nos demais estabelecimentos que oferecem o produto e levar o azeite para todos os estados.
Barakat constatou que o azeite libanês não é muito conhecido no País e pretende trabalhar para mudar isso. Ele lembra que o Líbano é um dos mais antigos produtores de azeites do mundo. “Quem experimenta, está gostando, está repetindo”, afirmou sobre o Al Badawi. Barakat acredita que a degustação ajudará a construir a imagem do produto no Brasil. “Vai mostrar aos clientes que é um azeite puro e que foi feito com qualidade”, diz.
A BNB trouxe um primeiro contêiner de 20 pés com o azeite em 2017 e está por receber o segundo, desta vez com 40 pés e contendo também azeitonas. A empresa de comércio exterior foi aberta há cerca de um ano e meio justamente com o objetivo de importar o azeite e outros produtos do Líbano e de exportar mercadorias brasileiras ao país árabe.
“Queremos colaborar nas relações comerciais entre o Brasil e o Líbano”, diz Barakat. A empresa tem nos planos importar outros alimentos do Líbano, tais como tahine, pistache, amêndoas e caldo do romã, e avalia produtos que poderiam ser exportados do Brasil. A BNB é associada da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O nome da marca que a BNB importa é uma homenagem ao irmão de Charbel, já falecido. O azeite Al Badawi é produzido no Líbano em um negócio familiar, do qual ele era parte. A produção é levada adiante na aldeia de Kfarzaina Zgharta, na cidade de Zgharta, em um negócio que começou de forma artesanal em 1955.
Em Zgharta é levado adiante todo o processo de produção, desde a manutenção das oliveiras, até a colheita das azeitonas, a extração do azeite, seu processamento e envasamento. O negócio passou por um processo de modernização recentemente, com a adoção de processos mais modernos, mas ainda preserva a tradição na maneira de produzir. Além de azeite e azeitonas, são feitos sabonetes de azeite de oliva.
O Al Badawi é um azeite extra-virgem, de cor dourada, com baixa acidez, 100% puro, prensado a frio e não filtrado. “Os melhores restaurantes do Líbano são nossos clientes”, diz Barakat. O empresário conta que para ter um azeite de qualidade pesam todas as fases do processo de produção, desde o plantio, até o clima adequado com as quatro estações bem equilibradas, a colheita da azeitona na hora certa, boa seleção, o armazenamento em local correto, etc.
Além de ser vendido no Brasil, o azeite Al Badawi é exportado para alguns países árabes como Emirados Árabes Unidos e Kuwait. No mercado brasileiro, a BNB comercializa o produto com 17,3 litros e 500 ml, mas deve ampliar a diversidade de volumes em breve. A empresa está negociando também a entrada da marca em grandes redes de supermercados.
Contato:
BNB Importação e Exportação
Email: bnbalimentos@gmail.com
Telefone: +55 (11) 2081-5774