São Paulo – A oportunidade de oferecer experiências e uma recepção personalizada de turistas em viagem ao Brasil e à América Latina foram alguns dos motivos que incentivaram o jornalista Hassan Massoud e a relações públicas Karen Hayek (na imagem acima) a abrir a HaLatina, empresa dedicada ao cliente muçulmano. A companhia vai oferecer aos clientes o turismo halal, ou seja, que proporcione experiências de acordo com as regras sagradas do islamismo.
Halal em árabe significa “lícito”. Produtos e serviços halal são aqueles que não contêm, por exemplo, bebidas alcoólicas e carne de porco. “Quando visitam um país, os turistas (muçulmanos) também procuram um ambiente halal, para quem usa véu ficar com mais liberdade, ou estar em um ambiente livre de bebida alcoólica”, diz Massoud.
“Nosso propósito é fazer uma recepção diferente para os clientes árabes que visitam hoje o Brasil. Ainda existe, entre esses visitantes, um desconhecimento e receio em relação ao idioma, à cultura. E não tem muita divulgação no Brasil, ainda, sobre o que é o halal”, afirmou Massoud à ANBA durante visita à sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.
O objetivo dos fundadores da HaLatina é promover aos clientes muçulmanos diversas experiências em sua passagem pelo Brasil. A equipe da empresa será formada por profissionais que falam árabe, espanhol, português e inglês e que poderão acompanhar o cliente em seus deslocamentos no País. Esses profissionais poderão sugerir visitas e passeios ou organizar um pacote de atrações a partir do que o visitante indicar. A recepção dos turistas muçulmanos começará no aeroporto, em sua chegada ao Brasil.
Os primeiros clientes da HaLatina já estão com passagens reservadas para o Brasil: serão os integrantes das comitivas árabes que estarão no País no final de outubro para participar o Global Halal Brazil, fórum sobre oportunidades de negócios halal organizado pela Câmara Árabe em São Paulo.
“Entre nossas propostas, iremos apresentar o turismo cultural, oferecer os melhores serviços e experiências diferenciadas nos pontos mais famosos das cidades brasileiras. Iremos, também, levar os nossos clientes aos diversos símbolos da cultura árabe que existem aqui”, promete Hayek.
“O nosso diferencial será permitir ao cliente viver uma experiência sempre pensando que, por sermos árabes, saberemos como deixar o cliente confortável nos passeios”, diz Hayek, que, assim como Massoud, é libanesa. Se o visitante tiver uma agenda de negócios no Brasil e quiser trazer a família, a empresa poderá organizar uma programação específica para os parentes deste visitante como outro dos serviços disponíveis, diz Hayek.
Um exemplo de passeio que os sócios citam é o Carnaval, seja ele no Rio de Janeiro, Salvador (na Bahia) ou São Paulo. É possível levar o cliente para conhecer a festa dentro das regras halal, dizem os sócios. “Com conforto e nos melhores lugares para terem toda a experiência que o Carnaval pode proporcionar”, afirma Massoud.
Interessados podem entrar em contato com os profissionais da HaLatina por meio do WhatsApp +55 11 91265-5551 ou no site da empresa.