São Paulo – Um empresário brasileiro que possui imóveis nos Emirados Árabes Unidos vai compartilhar sua experiência por meio de uma missão a Dubai em maio deste ano. Bruno Leal, um dos fundadores e ex-Chief Sales Officer (CSO) da empresa Mercafacil, levará investidores brasileiros para conhecer oportunidades no mercado imobiliário do emirado em um projeto chamado Expedição Dubai.
Segundo material informativo divulgado, a viagem é voltada para quem quer diversificar o patrimônio e dolarizar o capital. A proposta é explorar o mercado imobiliário do emirado com profundidade para entender a segurança jurídica, rentabilidade, tributação e as oportunidades reais de investimentos em Dubai, tudo por meio de uma agenda com conteúdo estratégico, visita a empreendimentos e networking.
O diferencial do projeto é que se trata de iniciativa pessoal de Leal, que possui quatro imóveis nos Emirados Árabes Unidos. “Comecei a estudar o mercado imobiliário, me encantei por tudo o que eu vi e passei a investir pesado o meu capital”, afirmou Leal para a reportagem da ANBA.
Leal deixou a Mercafacil, referência no Brasil em CRM voltado ao setor de supermercados, em janeiro do ano passado, depois de vender a sua participação em 2023, e criou outros negócios. Atualmente é proprietário da Bluewave Properties, gestora patrimonial, da Bluewave Xtrade, de exportação de alimentos, bebidas e commodities aos países árabes, e a Bluewave Capital (BWC), de inteligência financeira e tributária, e está formando a Bluewave Global Group para ser a holding dos negócios.
O gosto pessoal por dar indicações de investimentos a amigos cada vez que fazia uma boa aquisição, porém, acabou o levando também ao setor imobiliário – Leal cogita transformar a expedição em empresa. “Eu sempre quis ajudar as pessoas a prosperarem de alguma maneira e quando eu enxergo boas oportunidades, eu acabo levando para amigos e conhecidos. No prédio que eu comprei apartamento – era uma grande oportunidade – eu levei mais 10 amigos para comprarem”, diz sobre um dos investimentos.
Ao postar nas redes sociais sobre a última viagem a Dubai, recebeu muitas perguntas de interessados em imóveis. “Eu falei: ‘Bom, se existe interesse, ao invés de eu ficar respondendo um a um, por que eu não faço uma expedição para Dubai, junto todo o ecossistema de pessoas que me ajudam no emirado, desde corretor de imóveis, construtoras, advogados, e monto uma imersão de sete dias para ajudar essas pessoas que têm interesse em conhecer o mercado de Dubai? Aí eles tiram as suas próprias conclusões’”, relata.
O projeto da Expedição Dubai foi montado com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da qual a empresa Bluewave Xtrade, de Leal, é associada. A expedição é voltada para pessoas físicas. “A gente vai fazer um panorama geral de A a Z para a pessoa que não entende nada sair entendendo tudo sobre o mercado de imóveis de Dubai e se ela tiver interesse nos empreendimentos que ela enxerga lá, ela vai tomar uma decisão de investir e que seja muito feliz por isso”, diz Leal.
A programação em Dubai será formada por palestras, visitas técnicas a showroom de construtoras e contatos diversos com especialistas e autoridades. Estão previstos encontros com construtoras e incorporadoras, como a Emaar e a Aldar, com o Dubai Land Department, com escritórios de advocacia, com brokers bancários e com broker e agentes imobiliários. Também haverá agenda de experiências, como jantar no deserto, pilotar carro de fórmula 3 e passeio de iate, entre outras atividades.
De acordo com as informações divulgadas, para participar, é preciso ter interesse real de fazer aquisições fora do Brasil e a partir R$ 500 mil para investir no período de três anos. Segundo Leal, Dubai tem imóveis a partir desse valor. A expedição tem número limitado de vagas, para no máximo 35 pessoas, e já alguns lugares preenchidos. A programação ocorrerá entre os dias 03 e 09 de maio de 2026, com saída do Brasil no dia 1º de maio. A agência Welcome Trips cuida da parte de hospedagens e passagens.
Quem é Bruno Leal
De ascendência sírio-libanesa e nascido em Curitiba, capital do Paraná, Bruno Leal construiu seu patrimônio do zero. Ele cursou dois anos de Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná, mas não chegou a se formar e foi morar na Austrália, onde viveu quase cinco anos. No país, trabalhou com um pouco de tudo, desde lavando louças até como pedreiro, segurança e vendedor de porta em porta.
No retorno ao Brasil fundou, junto com um sócio, uma startup de tecnologia, a Mercafacil, que acabou se tornando grande no setor supermercadista, atendendo grandes empresas, com uma carteira de cerca de 2.500 clientes e sete mil lojas. Após 13 anos na companhia que desenvolveu, Leal resolveu vender a participação no negócio e se lançar em outros segmentos, com a abertura das novas empresas.
Um dos negócios criados, a Bluewave Xtrade, é voltada ao mercado árabe. Como construiu uma rede de contatos com fornecedores de alimentos, bebidas e commodities do setor supermercadista enquanto estava na Mercafacil, Leal decidiu explorar a exportação desses produtos para os países árabes. A empresa está registrada também em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
Serviço:
Expedição Dubai – Investimentos Imobiliários
De 03 a 09 de maio de 2026
Para investidores brasileiros
Mais informações e inscrições no site
Leia também:
Emirados: novo hub estratégico para investimentos


