São Paulo – Maior feira de alimentos da África, a Food Africa 2025 terá a participação de oito empresas brasileiras por meio do Projeto Halal do Brasil, uma parceria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover no exterior produtos halal, que seguem as normas do Islã, feitos no Brasil.
Irão expor as empresas de trading BRA Commodities, Aurora Internacional, Stefenoni Interagrícola, Coperaguas e Neoking Foods, além da produtora de grãos NG Trade, da produtora de alimentos a partir do caju Usibras e a cooperativa de de amendoim Camap. Além da feira, a Aurora e a BRA Commodities estarão na missão comercial que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira realizará ao Cairo entre 7 e 9 de dezembro. Ao lado delas, estarão na missão as tradings Timbro, APS e Aurea Internacional, além da empresa de direito aduaneiro Manuel & Vitta e da consultoria Prime Company.
A missão busca ampliar o acesso das empresas brasileiras ao mercado egípcio. De acordo com a diretora de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, trata-se de um grande mercado consumidor e com oportunidades para o Brasil em razão do acordo de livre comércio que o Egito mantém com o Mercosul. “Faremos uma missão para a Argélia (leia mais aqui) e convidamos os empresários também para esta viagem ao Egito porque é um mercado que vale a pena ser explorado. São mercados que oferecem oportunidades para o Brasil diversificar [suas vendas]”, afirmou.
A missão comercial prevê uma agenda de visitas técnicas e a participação em um seminário que apresentará as potencialidades da relação comercial entre o Brasil e o Egito. Estão previstas as participações do chairman da Câmara de Comércio do Cairo, Ayman Al Ashry, do embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco Neto, do diretor do escritório da Câmara Árabe no Cairo, Michael Gamal, do presidente da Câmara Árabe, William Adib Dib Junior, e representantes do governo egípcio.
Antes do Cairo, a missão comercial passa pela Argélia. Dois memorandos de entendimento deverão ser assinados entre a Câmara Árabe e a Câmara de Comércio do Cairo, e entre a instituição brasileira e a Câmara Argelina de Comércio e Indústria.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara Árabe, as exportações brasileiras ao Egito alcançaram US$ 3,9 bilhões no ano passado, em alta de 71,9% sobre 2023, tendo milho, açúcar, minério de ferro e soja como os principais produtos exportados. As importações, por sua vez, cresceram 92,4% para US$ 940,5 milhões, lideradas por fertilizantes fosfatados, barras de ferro ou aço, polímeros e fertilizantes nitrogenados.
Da missão participarão Baltazar, Dib e o vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad. Na Food Africa, estarão a gerente de projetos de Internacionalização da Câmara Árabe, Fernanda Dantas, Dib e Mourad.


