Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – Empresas de telecomunicação árabes estão abrindo licitações para a aquisição de plataformas de telefonia que tenham como base o protocolo de internet (IP).
Com isso, o setor de telecomunicações do Oriente Médio pode finalmente estar dando um passo "formal" na direção de comunicações de voz utilizando o protocolo internet (IP), voz sobre IP (VoIP, na sigla em inglês). A Jordânia, os Emirados Árabes Unidos e o Egito já estão incentivando empresas do setor a utilizar IP, segundo informa o jornal árabe Gulf News. A empresa de telefonia dos Emirados Árabes, Etisalat, está atualmente testando a tecnologia, que pretende lançar em 2005.
"Não há nenhuma lei que diz que VoIP é ilegal", informou Nidal Abou-Ltaif, gerente geral para o Oriente Médio e África do Norte da Avaya, um provedor de soluções de telefonia IP.
"VoIP é uma nova tecnologia e não há nada mais natural do que empresas de telefonia pedir regulamentação para que o uso seja seguro. As mudanças que estão ocorrendo são mais encorajadoras e rápidas do que esperávamos", declarou o executivo. "As empresas de telecomunicações têm de proteger seus ativos. Com o passar do tempo, a telefonia IP se transformará em serviço padrão."
O setor de operações da Avaya no Oriente Médio foi reestruturado em outubro do ano passado, quando foi contratada uma nova equipe de gerenciamento e foi estabelecido novo foco para suas principais estratégias.
"A ênfase é entrar em contato direto com nossos clientes, estabelecer um programa de negócios e convencer os clientes existentes a passar para o sistema de telefonia IP," informou Abou-Ltaif.
Avaya tem o maior número de centros de contato TDM, o sistema de gerenciamento de telefonia convencional, no Oriente Médio.