Da redação*
São Paulo – A Nakilat, subsidiária do setor de transportes da Qatar Gas, anunciou nesta segunda-feira (26) que assinou um acordo com o estaleiro Kepel Offshore and Marine, de Cingapura, para construir um estaleiro no Catar. O investimento no projeto será de US$ 450 milhões, segundo informa uma nota da empresa.
O estaleiro, que terá participação de 80% da Nakilat e de 20% da Keppel, será criado seguindo padrões internacionais e ficará no porto de Ras Laffan. Nele serão executados serviços de conserto e manutenção em grandes navios transportadores de gás natural liquefeito (GNL) e outras embarcações. O estaleiro também poderá fazer a conversão de navios petroleiros em unidades de produção, armazenamento e descarregamento flutuantes (FPSO) e sistemas flutuantes de armazenamento e descarregamento (FSO).
Nakilat
A Nakilat foi criada em junho de 2004 para realizar o transporte de gás natural da Qatar Gas, segundo informa o site da empresa, e tem capital misto de 50% do governo do país e 50% de acionistas privados. Desde sua formação, a empresa tem montado uma frota de navios para transportar o gás produzido no norte do Catar, o maior campo de gás natural do mundo onde estão localizadas 15% das reservas mundiais independentes.
A empresa administra atualmente 29 embarcações, nas quais tem participação que varia de 20% a 60%, e pretende ter 56 navios transportadores de GNL até o ano de 2010, tornando-se a maior transportadora do produto no mundo.
Keppel
A Keppel Offshore and Marine é líder mundial na conversão e conserto de plataformas e navios petrolíferos e também fabrica navios para o setor. A empresa tem 17 estaleiros na Ásia Pacífico, Golfo do México, Brasil, Mar Cáspio, Oriente Médio e Mar do Norte. Em 2006 a empresa assinou um contrato de cinco anos para manutenção e conserto das embarcações que estão sendo operadas pela Qatar Gas.
*Tradução de Mark Ament