Emirates News Agency*
Sydney – A Kembla Wire & Rod, um grande grupo australiano que opera na área de produção de bastões de cobre e o Emirates Link Group, um grupo de investidores dos Emirados Árabes Unidos, assinaram nesta quarta-feira (16) um memorando de entendimento para a construção de uma fábrica na cidade de Musaffah, no emirado de Abu Dhabi, na qual produzirão bastões de cobre. Os bastões são usados como insumo na produção de uma série de outros produtos de cobre.
O acordo foi assinado durante a visita da ministra da Economia e Planejamento dos Emirados, Lubna Al Qasimi, à Austrália. Ela chegou ao país nesta segunda-feira (14) liderando uma delegação de alto nível.
A fábrica será a primeira do gênero nos Emirados Árabes e a terceira a ser implantada nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC). Ela terá capacidade para produção de 165 mil toneladas por ano e será a maior fábrica de bastões cobre do Oriente Médio. Os investidores acreditam que a nova empresa começará a produzir no início de 2006.
Acredita-se que a produção do insumo para a indústria de cabos elétricos acrescentará ao Produto Interno Bruto (PIB) de Abu Dhabi aproximadamente US$ 48 milhões por ano, segundo informa o gerente geral da Emirates Link, Iyad Al Ansari.
Em um futuro próximo, a nova planta deve estar produzindo o suficiente para suprir a maior parte da demanda dos Emirados Árabes, Omã, Kuwait, Jordânia, Líbano, Síria e Catar.
"Produtores de fios nestes países que atualmente importam bastões de cobre da Índia, Rússia e África acharão mais conveniente e barato comprar o produto da planta de Abu Dhabi," declarou Al Ansari.
*Tradução de Mark Ament