São Paulo – O Encomex, encontro sobre comércio exterior que começou ontem (21) e segue até hoje (22) na capital paulista, vai ter como um dos seus temas o mercado árabe. O gerente de Desenvolvimento de Mercados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rodrigo Solano, vai fazer a palestra "Como Negociar com os Árabes", no painel "Diversificando o destino das exportações", que acontece hoje, a partir das 9h. O encontro ocorre no Memorial da América Latina e é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O Encomex é promovido nos diversos estados e cidades brasileiras para orientar empresários a respeito de comércio exterior e fomentar a sua participação no mercado internacional. Os Encomex começaram a ocorrer há cerca de doze anos e de lá para cá foram realizados mais de 130 encontros. Segundo Solano, devem participar empresários de todos os portes e profissionais ligados ao comércio exterior. "O objetivo da palestra sobre os países árabes é dar a conhecer um mercado que era alternativo, mas que está se consolidando como importante parceiro comercial do Brasil", diz Solano.
Solano vai mostrar o potencial do mercado árabe, como importador, e falar das oportunidades que há nos países da região e que podem ser aproveitadas pelos exportadores brasileiros. O mercado árabe importa US$ 631,87 bilhões por ano em mercadorias. "E o Brasil aproveita pouco esta oportunidade, já que as nossas exportações são muito concentradas em minérios, carnes e açúcar", afirma o gerente. De acordo com Solano, as nações árabes importam uma gama bem diversificada de produtos, que vai desde maquinários e produtos eletrônicos até veículos.
O palestrante lembra que há no mercado árabe a concorrência com os asiáticos e europeus e que por isso as empresas brasileiras precisam se preparar, se adaptando ao mercado e investindo em marketing. "É preciso ir até lá, é preciso se adaptar ao cliente", afirma Solano, lembrando que as empresas brasileiras já fazem isso muito bem no mercado interno. "O atendimento ao cliente no Brasil é de muita qualidade, os vendedores brasileiros sabem falar muito bem dos seus produtos", diz ele, lembrando que o mesmo deve ser feito no mercado internacional.
Serviço:
Palestra: Como exportar para os árabes
Data: quinta-feira, 22 de outubro, a partir das 9h
Local: Memorial da América Latina, em São Paulo
Inscrições: gratuitas
Informações: www.encomex.desenvolvimento.gov.br