São Paulo – Para analisar os avanços e desafios encontrados pelos países emergentes na superação da pobreza e da desigualdade, Brasília será sede de quarta (05) a sexta-feira do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social. No encontro, também será abordado o papel que as nações vêm desempenhando para melhorar as condições de vida de suas populações.
A abertura do simpósio terá a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananais, e da Casa Civil, Dilma Roussef. O tema principal dos painéis é “Políticas Sociais para o Desenvolvimento: Superar a Pobreza e Promover a Inclusão”. Entre os palestrantes, vão estar representantes da Europa, África, América Latina e Ásia, onde são aplicados modelos e políticas públicas.
Os painéis terão como coordenadores e comentaristas diversos ministros brasileiros. No final de todos eles haverá um debate com pesquisadores brasileiros e internacionais, representantes da sociedade civil organizada e convidados estrangeiros.
Nos painéis de quinta-feira serão abordados temas como “Pobreza, Desigualdade e Vulnerabilidade Social frente à Crise”, “Pobreza e desigualdade em áreas metropolitanas: dimensões e perspectivas para a inclusão social”, que terá como comentarista o ministro da Justiça, Tarso Genro, e “A Proteção e Promoção Social em Países em Desenvolvimento: tendências e novas perspectivas face à Crise”, com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Na sexta-feira, por exemplo, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, será o mediador do painel “Experiências da Proteção e Promoção Social em Países em Desenvolvimento” em que serão apresentadas as diferentes práticas de estruturação das redes de proteção e promoção social.
Mais informações
Site: www.mds.gov.br/simposio