São Paulo – Os cosméticos brasileiros estão na sacola de compras do consumidor árabe, mas há espaço para mais. Em encontro virtual preparativo para rodadas de negócios na área nesta sexta-feira (18), a Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou dados que mostram o quão interessante pode ser a exploração desse nicho por empresas do Brasil. As rodadas de negócios online entre exportadores brasileiros de cosméticos e importadores árabes vão ocorrer entre os dias 05 e 08 de julho e têm inscrições abertas.
Entre os consumidores árabes, 15% já compraram algum produto brasileiro de beleza e cuidado pessoal, segundo dado apresentado pela diretora de Novos Negócios da Câmara Árabe, Daniella Leite, com base em pesquisa encomendada pela instituição para a H2R Pesquisas Avançadas. “É um número bem interessante que nós podemos fazer aumentar”, disse Leite. No mesmo levantamento, 45% dos árabes entrevistados disseram que comprariam cosméticos brasileiros, o que aponta um espaço para crescimento.
O empresário árabe Alaa Kara Ali falou no warm up e confirmou a boa reputação que os produtos de higiene e beleza nacionais têm no mercado árabe. Ali é fundador da Metro Brazil, que exporta produtos brasileiros – entre eles os cosméticos – aos países árabes por meio de plataforma virtual. De acordo com Ali, a marca Brasil é atrativa no mercado árabe e os clientes da região buscam itens de qualidade e com serviço ao consumidor.
A diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe, Silvana Gomes, mostrou como o Brasil está posicionado atualmente no mercado árabe de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Segundo ela, os países árabes importaram US$ 8 bilhões em produtos da área no ano passado, mas o Brasil vendeu apenas US$ 17 milhões disso. O principal fornecedor no segmento é a França, seguida por Turquia, Arábia Saudita, China e Emirados Árabes.
Apesar dos árabes serem o nono destino da exportação brasileira do setor, o Brasil está em 38º lugar no ranking de fornecedores da região. Gomes apontou caminhos para vender mais. Ela contou que o Egito é o principal mercado de cosméticos entre os árabes, movimentando US$ 5 bilhões no varejo e com perspectiva de chegar a US$ 6,5 bilhões até 2025. Arábia Saudita é o segundo maior mercado, com US$ 4,3 bilhões e possibilidade de chegar a US$ 5,4 bilhões em 2025.
O grande consumo é de maquiagem, que representa 15% das compras no segmento pelas populações árabes, seguido de perfumaria, com 13%, e depois por produtos de higiene íntima e fraldas, com 12%. O Brasil é conhecido na região pelos produtos capilares e de alisamento, onde estão quase que a totalidade das suas exportações aos árabes. “Se o Brasil diversificar as categorias de produtos, começar a exportar perfumes e maquiagens, há um grande espaço de crescimento nesses países por serem essas categorias mais consumidas”, afirmou Silvana Gomes.
As diretoras da Câmara Árabe contaram aos empresários no warm up sobre as tendências no mercado árabe de cosméticos, como a procura por produtos sustentáveis, a valorização do selo halal (que atesta que o cosmético é próprio para muçulmanos) e a migração de boa parte das vendas para o e-commerce. “Nos países árabes há uma população jovem muito grande, que está conectada e faz compras online”, disse Leite. Gomes contou que o crescimento recente do e-commerce se dá principalmente nos Emirados Árabes Unidos.
Saiba mais:
- #Podcast 34: O mercado de cosméticos para cabelos em Dubai
- Marca brasileira começa a exportar para Al Ain
- Alisamento capilar brasileiro é referência no Iraque
- Durante pandemia, marca brasileira abre mercado na Jordânia
Rodadas de Negócios
As rodadas de negócios online do setor de cosméticos serão promovidas e organizadas pela Câmara Árabe. Podem participar empresas associadas da instituição e não associadas. Já há 14 compradores árabes confirmados. Além das reuniões online com esses importadores, as participantes podem optar pelo serviço de confecção de catálogo ou folder em inglês ou árabe junto ao Departamento de Marketing da Câmara Árabe.
Os encontros de negócios voltados ao setor fazem parte de uma agenda ampla de rodadas que a Câmara Árabe preparou para este ano para facilitar as vendas internacionais entre Brasil e países árabes enquanto o mundo tenta se recuperar da pandemia de covid-19. Serão oferecidas tanto rodadas de negócios que terão como foco as vendas de produtos árabes para o Brasil como a comercialização de produtos brasileiros a importadores árabes.
Artigos
No evento online desta sexta-feira também foi apresentada novidade na Agência de Notícias Brasil Árabe, que é o site de notícias da Câmara Árabe. A agência passou a publicar artigos assinados no dia 02 de junho, abrindo novo espaço para conteúdos opinativos e análises sobre a relação do Brasil com os países árabes. Interessados em colaborar devem enviar suas sugestões para o e-mail artigos@anba.com.br.
Serviço:
Rodadas de Negócios – Cosméticos
Formato online
De 05 a 08 de julho
Informações e inscrições: comercial@ccab.org.br