São Paulo – A escola marroquina Qalam wa Lawh acaba de lançar o programa "Bolsas de Estudo por Mérito Ibn Battuta para a Paz e Diplomacia", que oferece bolsas de até três meses para alunos de todo o mundo interessados em estudar árabe clássico. O prédio da escola fica em Souissi, um dos bairros mais elegantes de Rabat, capital do Marrocos.
Os interessados podem optar pelos programas de outono (de 29 de agosto a 20 de novembro de 2010), inverno (de 12 de dezembro de 2010 a 16 de janeiro de 2011) ou primavera (de 1º de fevereiro a 25 de abril de 2011). Inicialmente, a escola está oferecendo cinco bolsas para cada período.
As bolsas cobrem os custos do curso e da acomodação. As passagens de ida e volta ficam por conta do estudante. Os alunos contemplados freqüentarão cursos regulares de quatro horas por dia, em salas de, no máximo, oito estudantes. Já a acomodação será feita em residências estudantis.
Para se candidatar, é preciso escrever uma redação de 600 a mil palavras, respondendo à pergunta "O que você espera alcançar por meio de seu estudo da língua árabe?". Os candidatos devem ter completado, no mínimo, dois semestres acadêmicos em árabe clássico (ou árabe moderno) ou estudos equivalentes (mínimo de 80 horas de aula). A redação pode ser escrita em inglês ou árabe.
De acordo com Malaika Freeland, sócia da escola, a decisão de criar o programa de bolsas partiu da constatação de que 70% dos estudantes de árabe desistem do curso antes de chegar ao nível intermediário.
"Árabe é uma língua muito difícil de se aprender e é cara, se comparada a maior parte das outras línguas, porque se leva mais tempo para aprender. Então, o objetivo da bolsa é realmente promover um nível mais alto de estudo da língua. É por isso que a bolsa é voltada apenas para estudantes que tiveram, no mínimo, 80 horas de estudo de árabe. Atualmente, as únicas bolsas disponíveis para o estudo de árabe são dadas pelo governo dos Estados Unidos, e são disponibilizadas apenas para estudantes norte-americanos. As bolsas por mérito Ibn Battuta estão abertas a estudantes de todas as nacionalidades”.
Além dos requisitos já mencionados, são necessárias ainda três cartas de recomendação, incluindo pelo menos uma de um professor de árabe. O estudante também precisa apresentar documentos comprovando suas notas nos cursos de árabe nos quais freqüentou.
Para efetuar a inscrição, o aluno deve preencher o formulário que se encontra no site da escola, anexar os documentos requeridos (cópia do passaporte, cartas de recomendação, redação e histórico de notas) e enviar por e-mail ou correio para Qalam wa Lawh Center for Arabic Studies, sob o título Ibn Battuta Scholarship.
Os prazos para as inscrições são os seguintes:
Programa de outono – 15 de abril de 2010
Programa de inverno – 15 de julho de 2010
Programa de primavera – 15 de setembro de 2010
Segundo Malaika, as repostas aos escolhidos para receber a bolsa serão dadas cerca de um mês após o prazo final de inscrição de cada programa.
Serviço
Qalam wa Lawh
3 Ave. Ahmed Balafrej
Souissi, Rabat
10000 Morocco
Tel.: +212 (537) 75-57-90
e-mail: arabic@qalamcenter.com
www.qalamcenter.com

