São Paulo – Parte do plano de expansão da rede de escolas Maple Bear passa pelo Oriente Médio, onde a empresa já atua e deverá ter mais unidades em breve. Recentemente adquirida integralmente pelo grupo brasileiro de educação SEB, a Maple Bear deverá chegar a 39 países no ano que vem, entre unidades no Oriente Médio, Europa Central, Estados Unidos e Ásia. A sede da empresa fica em Toronto, no Canadá, onde surgiu. Antes de ter sua totalidade comprada pela SEB, a Maple Bear já tinha 70% do seu capital sob controle da empresa brasileira.
Em entrevista por e-mail para a ANBA, o CEO da Maple Bear Global Schools, José Henrique Del Castillo Melo, afirma que entre 2020 e 2024, a empresa ampliou sua rede internacional de 21 para 31 países e chegará até o ano que vem a mais oito destinos estrangeiros.
Presença no Oriente Médio
“Ainda que tenhamos presença de longa data em países no Oriente Médio, estamos entusiasmados com as oportunidades e vemos forte convergência entre as expectativas dos governos e famílias e o modelo educacional de excelência que oferecemos”, afirmou.
A empresa está, entre outros países, nos Emirados Árabes Unidos e em Omã. Ele explica que, para atuar em diferentes regiões e culturas, a empresa desenvolveu um “modelo único”, em que aspectos culturais, regulatórios e as expectativas das famílias são respeitados “ao mesmo tempo em que preservamos a abordagem educacional e metodologia responsáveis por nos elevar à posição de maior rede de escolas bilíngues do planeta”, afirma.
Este modelo de educação, explicou Melo, é produzido pela companhia parte no Canadá e parte em cada país em que ela atua, “em uma intensa e completa estrutura de treinamento de educadores e líderes escolares e em um detalhado processo de certificação de qualidade que tem como objetivo garantir a excelência dos serviços acadêmicos que prestamos em cada sala de aula”, afirma.
A expansão é feita por meio de franquias com parceiros regionais. “Esses parceiros regionais – Joint Venture Partners – conduzem a operação em cada país, permitindo a investidores em diversos formatos – notadamente construção e conversão de escolas e franchising – contribuírem para transformar o cenário educacional em seus países”, diz Melo.
O Grupo SEB pertence ao empresário libanês naturalizado brasileiro Chaim Zaher. Atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Algumas instituições no portfólio do grupo são a Escola Bilíngue Pueri Domus, Sphere International School, Centro Universitário Unidombosco e Escola Carolina Patrício. A instituição tem 450 escolas em operação e mais de 62 mil alunos. No Brasil, atua em 141 cidades, onde tem 239 escolas e 39 mil alunos.
Leia também:
Quase 100 mil brasileiros vivem no Oriente Médio e África