São Paulo – Em exibição na Caixa Cultural, no Centro de São Paulo, nos próximos dias 28, 29 e 30, o espetáculo teatral infantil “Cadê Rádbrin? – Uma aventura brincante” promove uma aventura pela cultura brasileira e nordestina a partir do olhar de uma criança descendentes de árabes: o menino Rádbrin.
Em uma viagem pelo Nordeste do Brasil o garoto se perde dos pais em uma feira justamente quando se encanta com o som de um instrumento musical. O que se desenvolve a partir deste momento é uma aventura por brincadeiras populares como bumba-meu-boi e quadrilha, entre outras, além de criações musicais dos próprios autores do espetáculo, um grupo de artistas formado por atores, músicos e brincantes.
De acordo com Iara Castro, que faz a direção cênica, máscaras cênicas, voz e percussão do espetáculo, a ideia inicial do espetáculo era que o nome do personagem principal teria de surgir a partir do nome do grupo, Cadeiradebrin. “Ao sugerirmos Rádbrin, sentimos, ao pronunciar, um sotaque que nos remetia à língua árabe e aí veio a ideia de dar ao nosso aventureiro a ascendência árabe. Não só pela brincadeira com a sonoridade da palavra, mas, também, como uma forma de homenagear a comunidade árabe que vive aqui (cerca de 7% da população brasileira tem ascendência árabe no Brasil), e que tanto contribui para a nossa cultura”, diz.
O grupo afirma que esta vivência “em forma de espetáculo” conta com instrumentos musicais, adereços cênicos, máscaras e canções originais, além de “clássicos” da cultura nordestina. O grupo Cadeiradebrin foi criado em 2014 e aborda as manifestações folclóricas do Brasil em suas apresentações, que são dedicadas ao público infantil.
Serviço:
“Cadê Rádbrin? – Uma Aventura Brincante”
28 e 29 de março, às 16 h; 30 de março, às 10h e às 16h
Local: CAIXA Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111, Centro
Entrada gratuita: os ingressos serão distribuídos 1h antes do show, limitados a um por pessoa.
Mais informações aqui