São Paulo – Os estados brasileiros poderão recorrer a uma verba extra de R$ 12 milhões para realizar promoção internacional durante 2010. O dinheiro será disponibilizado pela Embratur, braço do Ministério do Turismo, como complemento da agenda de promoção comercial do turismo brasileiro no exterior em 2010.
Os recursos poderão ser usados para a criação de campanhas publicitárias, publicações para operadores e agentes de viagens, produção de banco de imagens e caravanas com operadores internacionais, por exemplo.
"Os estados são beneficiados de acordo com o seu tamanho para promoção no mercado internacional. Este é ainda o melhor formato para o recebimento do recurso da Embratur", declarou em nota a presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), Nilde Brun.
Todos os materiais e ações promovidas com a verba suplementar deverão utilizar a marca Brasil e os projetos apresentados pelos estados devem estar de acordo com o Plano Aquarela – Marketing Internacional do Brasil, de promoção da imagem do Brasil.
"Além de complementar a agenda de promoção comercial, que já conta com mais de 300 ações no exterior em 2010, o objetivo da Embratur é proporcionar um apoio para os estados reforçarem a sua promoção em mercados de maior prioridade", avaliou a presidente da Embratur, Jeanine Pires, também em nota.
No geral, a verba extra poderá ser utilizada para as seguintes ações: campanhas publicitárias para o consumidor final e para o trade internacional, publicações e material audiovisual para operadores e agentes de viagem, campanhas para o turista estrangeiro que se encontra no Brasil, caravanas de familiarização com destinos brasileiros para operadores internacionais (Caravana Brasil), ações promocionais em eventos da agenda internacional de promoção 2010 da Embratur, press trips com jornalistas estrangeiros, produção de banco de imagens e gravação de CD com fotos em alta resolução.