Marina Sarruf
São Paulo – O mesmo estilista brasileiro que fez a roupa da primeira dama, Marisa Letícia da Silva, no dia da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2003, veste mulheres da Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Líbano. Seu nome é Walter Rodrigues. Famoso no Brasil por vestir celebridades, ele vem aos poucos conquistando o público feminino em outros países.
"A dona Marisa se veste com vários estilistas, mas para o dia da posse eu fui indicado pelo Duda Mendonça (publicitário de Lula na campanha presidencial) para fazer o seu vestido. A idéia de fazer uma roupa vermelha foi dela", afirmou Rodrigues, que recebeu a primeira dama em sua loja em São Paulo.
A estréia de Rodrigues no mercado internacional ocorreu em 2002, durante a semana de moda de Paris, na França. No ano seguinte, os vestidos de sua grife ficaram expostos no "Showroom de Paris", evento que é realizado duas vezes por ano, em março e em outubro. Durante as apresentações, aparecem lojistas e compradores do mundo inteiro. "Foi a partir de 2003 que comecei a exportar para os árabes", disse o estilista.
Rodrigues trabalha com roupas de luxo. Suas criações variam de saias e blusas, a vestidos de noiva e sapatos. No entanto, apenas vestidos chegam às lojas dos países árabes. Eles podem ser encontrados em lojas como a tradicional Harvey Nichols, de Londres, que abriu uma filial há quatro anos em Riad, capital da Arábia Saudita, e a Villa Moda, no Kuwait e em Dubai, que vende produto de várias marcas famosas como Prada, Yves Saint Laurent e Gucci.
"As mulheres árabes usam as mesmas roupas que eu faço para as brasileiras. São os mesmos decotes, vestidos com brilho e bordados. Consigo vender os mesmos produtos", disse Rodrigues.
Mesmo sem ter visitado o Oriente Médio, Rodrigues já é bem conhecido na região. "Eu sou conhecido nos países árabes. Já fui entrevistado umas quatro vezes por televisões árabes após os desfiles (deste ano) em Paris e já saí até na Al-Jazeera (canal de televisão sediado do Catar)", comentou o estilista, acrescentando que adoraria visitar a Arábia Saudita e o Iêmen.
"Deve ser lindo lá", afirmou ele, que espera um dia ser convidado para realizar um desfile na região. Rodrigues, que fez seu sexto desfile na semana do prêt-à-porter parisiense em 11 de outubro, encerrou a temporada mostrando a coleção verão 2005, inspirada na sensualidade carioca.
Marca brasileira no exterior
Walter Rodrigues lançou sua marca em 1992, em sociedade com a também estilista Aurea Yamashita. Desde então, suas coleções começaram a ser mostradas em desfiles. As criações já marcaram presença em todas as edições do antigo Morumbi Fashion, atualmente São Paulo Fashion Week, semana de desfile de moda que conta com a presença dos mais renomados estilistas brasileiros.
Além dos quatro países árabes, Rodrigues exporta para os Estados Unidos e México. A marca Walter Rodrigues tem uma produção de duas mil peças por estação, divididas em primavera, verão, outono e inverno. No total são exportadas 500 peças de roupas por estação. Deste total, 250 são destinadas aos países árabes.