São Paulo – No ano passado aconteceram 56 negócios envolvendo compra e fusão de empresas de internet no Brasil, mais da metade dos quais foram operações em que estrangeiros adquiriram companhias nacionais. A pesquisa Fusões e Aquisições, da KPMG, envolve 43 segmentos e o de internet foi o terceiro em número de negócios.
De acordo com dados da consultoria, houve crescimento de 124% nas operações no setor em 2012 sobre 2011, quando ocorreram 25 compras e fusões. Do total do ano passado, 55,3% foram empresas estrangeiras que adquiriram brasileiras, com 31 negócios.
Em função do crescimento, as empresas de internet passaram a ser contabilizadas, na pesquisa da KPMG, como um setor separado. “O setor está em constante desenvolvimento e teve o recorde de crescimento se comparado com as demais linhas de negócios analisadas. Ainda é difícil imaginar qual seria o limite no mundo da internet, por isso acreditamos que a tendência ainda é de crescimento”, afirmou o sócio da KPMG, Luis Motta, segundo nota da empresa.
O setor de internet, no entanto, apresentou queda de fusões e aquisições no último trimestre do ano, assim como ocorreu com os demais segmentos. Foram nove operações entre outubro e dezembro de 2012 contra 19 no segundo trimestre do ano e 13 no primeiro. Mas o volume ficou acima do resultado do último trimestre de 2011, com três transações a mais.