São Paulo – Estudantes que fazem parte do Programa Guide-U visitaram a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta quinta-feira (26). O programa consiste em ajudar os alunos dos últimos anos do Ensino Médio na escolha da carreira universitária e conta com parceiros que possam mostrar a prática de diferentes profissões. Os jovens têm interesse na carreira de Relações Internacionais e foram recebidos por executivos de departamentos ligados à área. Eles também conheceram o trabalho da instituição em torno dos 22 países da Liga Árabe.
Gustavo Monteiro Ferraresi, Lorenzo Palmer, Maria Julia Mussolin e Nakshatra Manthiram estudam da escola St. Francis College, na capital paulista. O grupo teve uma reunião com o presidente da Câmara Árabe, o embaixador Osmar Chohfi, a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar, a analista de Relações Institucionais, Elaine Prates, a head da Consultoria Internacional e CCAB LAB, Karen Mizuta, o analista de Negócios Internacionais Sênior, Leonardo Machado, além de do gerente do Departamento de Inteligência de Mercado, Marcus Vinicius.
Ao grupo, Chohfi contou sobre sua trajetória como diplomata. “É uma carreira de diálogo permanente. Para mim, trouxe muita satisfação pessoal”, apontou ele. O presidente da Câmara Árabe ingressou para o Serviço Exterior Brasileiro em 1967 e atuou como embaixador em países como a Espanha e como cônsul-geral do Brasil em Nova York, além de exercer diversas outras funções no setor.
Para alunas como Mussolin, que já vem estudando mais sobre a profissão, a fala do embaixador foi mais um incentivo. “Foi incrível saber mais sobre diplomacia, me deu um brilho nos olhos”, disse ela.
Na área de Relações Institucionais, as executivas contaram sobre suas carreiras e apontaram sobre práticas da área. “Para mim, [essa profissão] é sobre saber lidar com as pessoas e diferentes culturas”, pontuou Baltazar. O escopo do trabalho inclui ferramentas como ‘advocacy’, prática de argumentar para influenciar em decisões e ações em sociedade, explicou Prates.
Já na Consultoria Internacional, a equipe da Câmara Árabe contou sobre o dia a dia do departamento e do CCAB Lab, laboratório de inovação focado em startups. “É impossível parar de se atualizar”, ponderou Mizuta. “Nós fazemos o auxílio em diferentes etapas de internacionalização”, concluiu Machado. Por fim, a Inteligência de Mercado pesquisa e reúne as principais informações que serão nos processos internacionais da entidade, contou Marcus Vinicius. “Focamos em dinamizar os conteúdos para abastecer as outras áreas da Câmara”, revelou o gerente.
Para os alunos, a reunião ajudou a entender ainda mais sobre a área. “Foi muito esclarecedor”, pontuou Ferraresi. O leque de possibilidades dentro do guarda-chuva das Relações Internacionais também impressionou Palmer. “Uma coisa que me interessou é que tem milhares de jeitos de chegar a um mesmo ponto”, afirmou o jovem. “Foi bem explicado, esclareceu, me fez entender que tem todas essas opções de carreira”, concordou Manthiram.