São Paulo – O embaixador brasileiro no Marrocos, Frederico Meyer, irá ministrar palestras em escolas marroquinas para falar sobre o Brasil e as relações bilaterais com o país do Norte da África. O primeiro evento acontece na quarta-feira (19) na escola técnica para engenheiros Al Hassania, em Casablanca.
“Faz parte de uma série de convites que tenho recebido para falar sobre o Brasil, no âmbito da Copa do Mundo”, diz Meyer sobre as palestras. Ele conta que o torneio que será realizado no Brasil tem despertado o interesse dos marroquinos em saber mais sobre o País. “Os marroquinos adoram futebol e o Brasil”, destaca.
“Vou falar sobre o comércio bilateral, sobre a presença da embaixada, sobre não precisar de visto (para entrar no Brasil), sobre a nova ligação aérea, sobre o Brasil ser o terceiro maior parceiro comercial do Marrocos, sobre a imigração árabe para lá”, explica Meyer.
Ele afirma que os temas discutidos nas palestras podem variar de acordo com o conhecimento que os estudantes já tiverem sobre o Brasil. Na próxima semana, Meyer fará palestra em uma escola na cidade de Mohammedia.
O futebol também é um esporte muito popular no Marrocos. Em geral, os marroquinos costumam saber os nomes dos principais jogadores brasileiros, como Pelé, Ronaldo, Ronaldinho e Kaká. Em dezembro do ano passado, o Mundial de Clubes da Fifa reuniu torcedores brasileiros e marroquinos no jogo da semifinal entre Atlético Mineiro e Raja Casablanca, no qual o clube marroquino saiu vencedor por 3×1.