Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (02) em sua conta no Twitter que vai restaurar as tarifas do aço e alumínio brasileiros e argentinos. A medida é uma reação à desvalorização das moedas destes dois países.
“O Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) também deve agir para que os países não tirem mais proveito do nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa”, disse Trump na rede social.
No ano passado, após fixar tarifas de 25% nas importações de aço e de 10% sobre o alumínio, o governo dos EUA flexibilizou as regras para países como o Brasil e a Argentina. O Brasil está entre os principais fornecedores de aço e ferro para os Estados Unidos.
Na última sexta-feira (29), a moeda norte-americana voltou a subir atingindo, em valores nominais (desconsiderando a inflação), o segundo maior nível desde a criação do real. O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 4,241, com alta de R$ 0,025 (+0,58%).