São Paulo – “Rememorar para evitar a Repetição” é o tema do evento psicanalítico que tratará da memória cultural da diáspora, tendo como inspiração o livro “Baal”, da psicanalista Betty Milan (foto), neta de libaneses. A ficção conta a história de Omar, um homem do Oriente Médio que se mudou para o Brasil fugindo de uma guerra.
“O romance não trata de conceitos psicanalíticos, e faremos essa análise no evento”, contou o psicanalista Rodolpho Ruffino à ANBA. Segundo Ruffino, o apagamento cultural seria a repetição a ser evitada com o rememorar, tema do encontro. “A riqueza humana no mundo vem das diferenças”, pontuou. “Vamos falar sobre que atitude as famílias da diáspora devem ter com relação à transmissão de cultura e tradições a filhos e netos, e que impactos emocionais isso pode ter na vida deles”, explicou.
Segundo o psicanalista, a cultura atual da modernidade ocidental tem no memoricídio (ou apagamento) uma espécie de regra para que as pessoas sejam produtivas e funcionais, e o evento vai tratar dos efeitos que isso pode gerar na saúde mental de crianças e adultos. “Todo adoecer vem de uma forma de esquecimento”, afirmou.
O encontro é voltado a pessoas em geral sensíveis à questão da diáspora, árabes que vivem no Brasil, psicanalistas, psicólogos, estudantes e profissionais da saúde, no dia 19 de outubro, sábado, das 14 às 20 horas no Instituto da Criança e do Adolescente, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventocfsp@gmail.com. Para entrar, é preciso levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a pessoas em situação de refúgio.
Organizador do evento, Rodolpho Ruffino fará uma leitura psicanalítica do livro “Baal”, às 17h50, e em seguida, haverá uma palestra de Betty Milan intitulada “A psicanálise, a diáspora e a literatura”, às 18h30. Psicanalistas, historiadores, artistas e representantes do grupo Mulheres Pela Paz também falarão no encontro, que contará ainda com intervenções musicais do alaudista, cantor e compositor de origem árabe Sami Bordokan.
A abertura será feita pelo Cônsul Geral do Líbano Em São Paulo, Rudy El Azzi. Entre os palestrantes confirmados estão Camilla Schahin, Denise Milan, Deborah Neves, Lilian Starobinas, Mauro Mendes Dias, Ykbal Yammout e Teresa Lamberte.
Mais informações no site do Corpo Freudiano.
Serviço
Evento “Rememorar para evitar a Repetição”
Núcleo São Paulo do Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise
19 de outubro, sábado
Das 14h às 20h
Instituto da Criança e do Adolescente – Anfiteatro Térreo
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar 647, Portaria 2, Cerqueira César
São Paulo, SP
Inscrições pelo e-mail eventocfsp@gmail.com