Evento virtual sobre imigração árabe tem inscrições abertas

Câmara Árabe divulga pesquisa inédita sobre a presença dos imigrantes árabes no Brasil no dia 22 de julho, às 10 horas, em encontro pela internet que também marcará o aniversário de 68 anos da instituição. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – Para marcar os seus 68 anos de fundação, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresenta uma pesquisa inédita sobre a imigração árabe no Brasil na próxima quarta-feira, 22 de julho, em evento virtual, às 10 horas. As inscrições gratuitas estão abertas para interessados no tema do Brasil e do exterior. O evento contará com tradução para o português, inglês e árabe.

Essa é a primeira pesquisa feita especificamente sobre esse assunto, e que identificou qual é o percentual de pessoas de origem árabe na população brasileira, além do seu perfil educacional, social e profissional. Os dados mostrarão o real tamanho da comunidade árabe no Brasil e como esse grupo está inserido atualmente na sociedade brasileira. A pesquisa foi realizada pela empresa H2R Pesquisas Avançadas e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o Ibope.

A diretora da H2R Pesquisas Avançadas, Alessandra Frisso, e a CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari Nunes, vão apresentar os dados da pesquisa ao público. Juntamente com as informações coletadas no levantamento sobre os imigrantes e descendentes, serão exibidos aos participantes depoimentos gravados de pessoas que ilustram a história dessa imigração árabe no Brasil, como personalidades de origem árabe que se destacam em suas áreas de atuação profissional.

“Queremos ajudar essa comunidade, mesmo estando inserida no Brasil, a não perder a sua identidade árabe, a não perder o vínculo com as suas origens”, afirmou o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, sobre a intenção da instituição ao realizar a pesquisa. Hannun falará pela Câmara Árabe no evento virtual, assim como o secretário-geral, Tamer Mansour, e o presidente do Conselho de Orientação da instituição, Walid Yazigi. Terá participação especial o embaixador da Palestina no Brasil e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, como representante dos países árabes.

A Câmara Árabe fez 68 anos no dia 02 de julho deste ano. Em função da situação atípica que o mundo vive pela covid-19, a entidade optou por marcar a data de forma virtual. Apesar da pandemia, a Câmara Árabe segue trabalhando pelas relações do Brasil com os países árabes. O que era feito presencialmente, com participação em feiras e promoção de missões, por exemplo, agora vem sendo realizado pela internet. Semanalmente, a Câmara Árabe promove webinars com a intenção de ajudar as empresas brasileiras e árabes manterem vivos os negócios entre as duas regiões no período, além de uma série de outras iniciativas neste sentido.

 

Serviço

Evento virtual sobre a imigração árabe no Brasil
22 de julho, das 10h às 12h
Tradução simultânea em português, árabe e inglês
Inscrições abertas

Marcos Carrieri/ANBA

Publicações relacionadas