São Paulo – Mostrar a cultura árabe além da dança do ventre. Foi isso que planejou o egípcio Amro Saad há dois anos e meio, quando notou que em Brasília, cidade onde mora, não havia atividades que mostrassem a cultura de seu povo aos habitantes do país que ele escolheu para viver desde 2005.
Assim, nasceu a Oriente-se, empresa de eventos culturais e tradução, que atua com a produção e promoção de festas, exposições, shows e apresentações teatrais com temáticas árabes. “Na Oriente-se o foco é apresentar propostas culturais diferentes do que já existe no Brasil [em relação à cultura árabe]”, afirmou Saad.
O primeiro evento da empresa foi uma mostra sobre o Antigo Egito. “Foi um sucesso. Mostramos não só as estátuas, mas mostramos também suas histórias e o lado filosófico da nossa cultura”, disse. No ano seguinte, a empresa realizou a divulgação da Semana Árabe, iniciativa promovida pelas embaixadas árabes no Teatro Nacional de Brasília.
Em 2014, a empresa promoveu o evento Caminhos que se encontram, reunindo apresentações musicais e de poesia de países árabes como Egito e Líbano e outras nações orientais como Turquia, Azerbaijão e Grécia. “Mostramos um lado literário nos eventos culturais, isso faz a diferença”, destacou.
Entre as atividades promovidas pela Oriente-se estão ainda shows da banda de música mediterrânea e árabe Kervansarai, e a apresentação da peça Pipocas de Papiro, comédia que mostra o lado cultural do Egito, montada por um grupo do Rio Grande do Sul. “Os brasileiros têm sede de conhecer a cultura árabe”, ressaltou o empresário, dizendo ainda que há uma procura muito grande pelos eventos que mostrem a cultura daquela região.
Nste mês, a Oriente-se participa de uma feira de culinária com barracas de comida egípcia. “Colocaremos explicações com o lado histórico de cada prato que será apresentado. É uma união de comida e cultura”, apontou Saad. Para este ano, o empresário revelou ainda que está preparando um evento musical com um artista egípcio e uma exposição sobre a história dos esportes no mundo.
Quem se interessar pelo trabalho da Oriente-se e quiser ter sua própria experiência em ter um evento árabe também pode contar com Amro. “Agora, estou trabalhando com eventos particulares, como festas de aniversário e casamento”, contou.
Contato
Oriente-se
Site: www.orientse.com
Tel.: (61) 3033-2018
E-mail: orientse@orientse.com


