São Paulo – A libanesa Gretta Taslakian tem no currículo três Olimpíadas e os atuais recordes nos 200 e 400 metros livres de seu país. Embora continue treinando, ela deixou de competir. Há quatro anos no Brasil, Taslakian vem se dedicando a outra carreira, a de chef de cozinha.
Por seu país de origem, a velocista participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres, na Inglaterra, dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim, na China, e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, em Atenas, na Grécia.
Foi apenas em 2018, com o Líbano enfrentando problemas econômicos, que muitas pessoas aconselharam a ex-atleta a se mudar para o Brasil. No País, ela chegou a residir em São Paulo nos dois primeiros anos, mas está indo para seu segundo ano morando no Ceará.
“A experiência está sendo bem legal, e a ideia de abrir um restaurante começou desde o primeiro dia que vim para cá. Então, pensei que um dia eu queria abrir um restaurante aqui no Brasil”, revelou ela em entrevista à ANBA.
Há seis meses, a libanesa colocou os planos em prática e abriu o restaurante Baytna, em Fortaleza, capital cearense. O empreendimento foca na autêntica culinária libanesa. “Eu amo cozinhar e amo a comida libanesa e, infelizmente, aqui os restaurantes libaneses não têm os mesmos sabores verdadeiros do Líbano”, explicou ela.
Para chegar nesse ideal, Taslakian importa boa parte dos ingredientes, como zaatar, sumak, gergelim e azeite libaneses. Os pratos são todos criações da própria chef e dona do restaurante, que também é ativa em seu perfil no Instagram.
“Hoje eu não trabalho [com internet] tanto quanto dois anos atrás, porque tenho o restaurante, que está ocupando a maior parte do meu tempo. Mas sempre falo sobre uma vida e comida saudável porque eu sou uma atleta de base, e meu trabalho está em explicar como podemos ter saúde vivendo bem”, destacou.
No Brasil, a libanesa reside com seu marido e filhos e pretende ampliar o trabalho com alimentação. “Se Deus quiser, quero crescer mais e abrir mais um restaurante. Se não for abrir mais do que isso”, planeja.