São Paulo – O Líbano é um dos países no qual será realizado exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As provas, que ocorrerão em 37 localidades no Brasil e 58 no exterior, acontecem entre 23 e 26 de abril e as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de março, segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame é fundamental para estrangeiros que querem comprovar sua fluência no idioma português. Ele é aceito como comprovação de proficiência na língua pelas instituições de educação superior brasileiras, quando requisitado ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação por pessoas do exterior. O certificado também é utilizado para validação de diplomas de profissionais destes cidadãos, quando pretendem trabalhar no País.
As vagas para fazer o teste serão 7.222. No Líbano é possível que 20 pessoas façam o exame. O país é o único árabe onde haverá aplicação da prova nesta primeira edição de 2024. No Brasil são 2.410 vagas. A segunda maior quantidade está na Colômbia e a terceira na Argentina. Também haverá provas em países como Angola, Bolívia, Coreia do Sul, Costa Rica, Chile, Cabo Verde, Eslováquia, Espanha, França, Itália, Reino Unido, entre outros.
O Inpe informa que a distribuição das vagas reflete a demanda global pelo certificado. O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros oficializado pelo governo brasileiro. O exame é feito em duas partes principais: uma prova escrita, que dura até três horas, e uma prova oral, que consiste em uma interação presencial de aproximadamente 20 minutos. Mais informações e inscrições no site do Inep.