São Paulo – Um novo jeito de fazer negócios, baseado no baixo contato direto entre clientes e vendedores, ganhou impulso na pandemia da covid-19 e será tema da conferência virtual que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai promover na próxima quarta-feira (15), das 9h às 11h. A realização do webinar é do comitê de mulheres da instituição, que terá seu lançamento oficial no evento. Falarão sobre o tema da conferência executivas do Brasil e países árabes, com tradução simultânea para inglês e português.
O novo modo de viver que o coronavírus impôs às populações está trazendo modificações na maneira com que as empresas se relacionam com os seus clientes e fornecedores. O webinar deve ajudar as empresas a encontrarem caminhos para os negócios dentro da nova realidade, em que vão precisar adotar políticas que garantam a preservação da saúde.
“Nós passamos a viver dessa forma, quando vamos ao supermercado temos pouco contato, estamos evitando sair e então temos pouco contato com as pessoas, o nosso trabalho se tornou um trabalho descentralizado, com cada um na sua casa, as pessoas estão vivendo dessa forma neste momento e isso vai trazer um impacto muito grande para os negócios”, afirma a presidente do comitê de mulheres da Câmara Árabe, Alessandra Frisso.
Ela acredita que o momento trará um grande aprendizado para as empresas. “As empresas terão que ter na sua pauta de responsabilidades a saúde dos colaboradores, e dos clientes”, afirma. Tanto a saúde física quanto a mental precisarão estar na estratégia das empresas, segundo Alessandra, que é diretora do instituto de pesquisas H2R, associado da Câmara Árabe.
Alessandra acredita que as mulheres serão as grandes catalisadoras dessa economia de pouco contato. São elas que vão falar do assunto durante o webinar da Câmara Árabe. A ideia é que as palestrantes compartilhem seus aprendizados sobre os negócios no período da pandemia, inclusive o que não está dando certo. “Estamos em um momento em que a velocidade de errar, aprender e reaprender tem que ser muito rápida, e é isso que a gente quer trazer, compartilhar esses aprendizados”, afirma.
Vão fazer palestras no webinar a diretora de estratégia e membro do Conselho na Câmara de Jeddah, Sarah Ayed M. Al Ayed, da Arábia Saudita, e a diretora e CEO da Special Foods e presidente da organização Business Women of Egypt 21, Yomna El Sheridy, do Egito. Do Brasil, falam a gerente geral na Radix Engenharia e Software, Natalia Klafke, e a diretora sênior de atendimento global ao cliente e líder de site na Paypal Brasil, Ana Paula Kagueyama (foto de abertura da reportagem).
A conferência será aberta pelo presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, e terá moderação da gerente comercial da entidade, Daniella Leite. Também participam as diretoras do Wahi – Comitê de Mulheres da Câmara Árabe, que são Claudia Yazigi Haddad, Janine Bezerra de Menezes e Silvia Antibas, além de Alessandra Frisso. Mulheres de empresas associadas da Câmara Árabe vão participar, fazendo questionamentos às palestrantes. As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas.