São Paulo – A partir desta quinta-feira (12) as exportações de carne de aves, bovina e suína deverão ser obrigatoriamente registradas pelo Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior, seguindo o cronograma de migração que será concluído até o dia 2 de julho, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
A pasta informou, por nota, que o sistema atual será interrompido, ficando disponível apenas para consulta e retificações de registros já efetuados.
O ministro Marcos Jorge destacou que o novo processo reduziu em mais de 40% os prazos médios de exportação nas operações. “O Portal vem promovendo uma profunda simplificação e racionalização dos procedimentos para as exportações”, afirmou, na nota.
“Graças à integração com a nota fiscal eletrônica, à eliminação de etapas processuais e ao paralelismo entre as atividades de licenciamento e despacho, as operações realizadas até o momento por meio do novo processo apresentam o tempo médio de 6 dias, entre o registro da declaração e o embarque da mercadoria, no lugar dos 13 dias do antigo processo”, completou.