São Paulo – As exportações gaúchas cresceram 22% no mês de maio sobre o mesmo mês do ano passado, segundo informações divulgadas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). A elevação na demanda por alimentos, em especial da Ásia, teve influência direta no desempenho, segundo a entidade.
A China ocupou o primeiro lugar nos destinos dos produtos gaúchos, respondendo por 16% do total exportado. Grão e óleo de soja foram os produtos mais embarcados. "O crescimento do consumo mundial por alimentos, impulsionado pelos países emergentes, tem produzido resultados positivos nas nossas exportações", afirmou o presidente da Fiergs, Paulo Tigre.
Apesar do aumento nas vendas externas, o estado caiu do terceiro para o quinto lugar no ranking nacional de exportadores. O setor industrial foi responsável por 78% das vendas externas do Rio Grande do Sul e somou US$ 1,3 bilhão. As perspectivas para o setor externo em 2008 seguem positivas, e as exportações devem atingir US$ 18,9 bilhões.