São Paulo – Os mais de 140 anos de presença libanesa no Brasil estão sendo comemorados com uma exposição aberta nesta terça-feira (21) no Espaço Cultural do Conjunto Nacional, na capital paulista. A mostra, que é inédita e pode ser vista até 16 de abril, traz ampliações de fotografias e documentos sobre a imigração, além de registros da relação do imperador brasileiro Dom Pedro II com a região. Ele foi um incentivador da imigração libanesa ao Brasil. A exposição é promovida pela Associação Cultural Brasil-Líbano, que é liderada por Lody Brais. Na foto acima, uma imagem da exposição, da família Jafet.
De acordo com material divulgado pela instituição, a mostra apresenta fotos da viagem que o monarca fez ao Líbano em 1876, imagens originais de registros do seu aprendizado do idioma árabe, a rotas da viagem que ele ao país árabe e a rota da imigração libanesa ao Brasil, especialmente elaboradas pelo historiador e professor Roberto Khatlab para a ocasião. A maioria das imagens foram cedidas pelo Museu Imperial de Petrópolis e pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, parceiros da associação.
A comemoração “+140 Anos da Presença Libanesa no Brasil” teve também uma abertura solene nesta terça-feira pela noite, no Teatro Sesi-FIESP, da qual participou o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi, e outras lideranças da comunidade árabe no Brasil. De acordo com a Associação Cultural Brasil-Líbano, há mais de 140 anos a comunidade líbano-brasileira vem ajudando a fazer a história do Brasil, contribuindo decisivamente no engrandecimento também da maior metrópole da América do Sul, que é São Paulo.
Serviço:
Exposição “+140 Anos da Presença Libanesa no Brasil”
Espaço Cultural do Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073, São Paulo – SP
De 21 de março (terça-feira) até 16 de abril (domingo) de 2023
Visitação gratuita