São Paulo – Com entrada gratuita, uma exposição no Shopping Pátio Paulista, na cidade de São Paulo, dá aos moradores e visitantes da capital a possibilidade de ver de perto 140 peças sobre a história do Egito. Entre réplicas e originais, a mostra “Egito Antigo” traz itens que apresentam as curiosidades, mistérios e o modo de vida da sociedade egípcia da época. A exposição pode ser vista até o dia 27 de agosto.
“É um prazer receber mostras diferentes que contribuem com a história dos povos. Quem não teve a experiência de ver esse tipo de exposição ainda, reserve já a sua visitação. Queremos sempre surpreender alunos, professores e clientes que sempre tiveram fascinação pelo mundo enigmático da civilização egípcia”, disse Gabriel Lima, gerente de Marketing do Shopping Pátio Paulista.
Entre os destaques da mostra estão as três réplicas de sarcófagos de Tutankhamon (na foto de abertura), as múmias e o famoso busto da Rainha Nefertiti. A exposição foi dividida em seis áreas: Faraós, Deuses, Período Ptolomaico, Ala Mortuária, Ala Tutankhamon e Ala Cotidiano.
Na ala do período Ptolomaico é possível conhecer um pouco sobre a história do domínio grego e ver o busto da Cleópatra VII. Na Ala Mortuária, o visitante aprende a respeito da cultura antiga egípcia e a sua relação com a morte. Na ala dos Faraós são apresentados três deuses: Anúbis, Selket e Menkheret.
De acordo com informações da assessoria do shopping, até o dia 07 de agosto foram recebidas 5.400 mil pessoas e até o final do evento, os organizadores esperam alcançar o número de 15 mil visitantes.
Com média de 450 visitas por dia, 11% do público veio ao shopping pela primeira vez para ver a exposição. Mais de 99% recomendaria a mostra para amigos e familiares. A maioria das pessoas que conheceram o espaço, acharam o tema muito interessante e escolheram as múmias como as peças favoritas. As alas Faraós e Tutankhamon foram elencadas como os pontos mais estimados.
Para visitar a mostra, é preciso baixar o aplicativo do Shopping Pátio Paulista através da Play Store (Android) ou da Apple Store (iOS), fazer um cadastro e acessar “Exposição Egito Antigo” na aba “Eventos”. Em seguida é possível agendar a visita no dia desejado. A mostra fica aberta de segunda-feira a sábado, das 12h às 21h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
História do colecionador
A curadoria das peças da exposição Egito Antigo foi feita pelo colecionador brasileiro Maisur Musa, de 53 anos. Dono de aproximadamente 300 peças antigas, além dos objetos do Egito Antigo, ele também tem itens da Terra Santa e do Império Romano.
Por ter nascido e vivido durante parte da infância na cidade de Bom Jesus, localizada no interior do Rio Grande do Sul, o colecionador relembra que não teve muitas oportunidades de visitar museus. Por isso, desconhecia as histórias das civilizações antigas. Tudo mudou depois que ele ganhou moedas da Palestina de 1924. Maisur tinha apenas cinco anos quando recebeu o presente do avô.
“Para mim, o maior significado de ter essas peças é a mágica que elas fazem com as crianças. Os meus acervos transformam muitas vidas, mas o público que mais chama são as crianças. Vejo que minhas exposições fazem elas evoluírem culturalmente e terem vontade de buscarem o conhecimento, assim como aconteceu comigo quando ganhei as moedas do meu avô”, relembrou o brasileiro.
Depois desse acontecimento, a vida do gaúcho, que é filho de palestino, mudou completamente. Da pré-adolescência até a fase adulta, ele visitou antiquários de diversas partes do mundo com o objetivo de achar peças antigas. A mudança para Palestina aos 13 anos com a família e a visita ao Egito aos 17 anos aumentaram o interesse dele por outras civilizações. Boa parte da coleção foi formada com compras em antiquários de locais como Jerusalém, Londres, Paris e Nova York.
Com o passar do tempo, o colecionador começou a divulgar suas coleções e acabou atraindo a atenção de organizadores de exposições. Desde 1995, quando participou de sua primeira exposição em Florianópolis, não parou mais e até hoje já esteve presente em mais de 90 mostras nacionais. Apesar de receber muitos convites de fora do País, Maisur dá preferência para os brasileiros.
“Gosto de expor no Brasil porque temos uma carência na área cultural. Já participei de exposições em quase todos os estados do País, acho que só não cheguei em dois ou três estados”, completou.
Serviço:
Exposição Egito Antigo
De 27 de julho a 27 de agosto de 2023
Shopping Pátio Paulista
Rua Treze de Maio, 1947 – São Paulo – SP
Gratuita (é preciso agendar visita)
Mais informações aqui
Reportagem de Rebecca Vettore, especial para a ANBA