São Paulo – Fora do Brasil, o país onde foram construídas mais obras do arquiteto Oscar Niemeyer é a Argélia. São quatro prontas e uma em projeto – além de um sexto empreendimento, uma mesquita colocada sobre o mar que jamais saiu do papel. Fotografias da sua “aventura argelina”, como o próprio costumava chamar seu legado no país africano, estão na exposição Concrete Spring, aberta ao público na Casa Niemeyer, em Brasília (DF), até 08 de dezembro.
A mostra que marca a reabertura da casa é uma homenagem da embaixada da Argélia e da Universidade de Brasília (UnB) ao arquiteto, morto há cinco anos, e celebra também os 55 anos do estabelecimento das relações diplomáticas do Brasil com o país árabe e os 30 anos da classificação de Brasília como patrimônio mundial da Unesco. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é uma das patrocinadoras da exposição, inaugurada na última sexta-feira (11).
A Universidade de Ciência e Tecnologia Houari-Boumediene, batizada em homenagem ao presidente argelino responsável pelo convite ao arquiteto, a Escola Politécnica de Arquitetura e Urbanismo e a Sala Omnisport La “cúpula”, todas na capital Argel, e a Universidade Mentouri, na cidade de Constantine – esta, a primeira a ser inaugurada, em 1971 – são as obras prontas de Niemeyer na Argélia que foram retratadas pelo fotógrafo britânico Jason Oddy e que estão expostas na Casa Niemeyer.
O quinto empreendimento é a Biblioteca Árabe-Sul-Americana, um dos seus últimos projetos desenvolvidos, pouco antes de falecer. Está para ser construída em Argel.
Antes de Brasília, a mostra foi exibida na Trienal de Milão, no Tropenmuseum, em Amsterdã, e faz parte de uma exposição sobre a Argélia no MuCEM, em Marselha. Segundo a Embaixada da Argélia em Brasília, Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) deverão ser os próximos destinos.
“Nossas relações sempre foram marcadas pela profunda amizade e solidariedade. As obras de Niemeyer, que ocupam um lugar especial no coração dos argelinos, são a melhor demonstração desses laços privilegiados que mantemos com o Brasil”, afirmou o embaixador Toufik Dahmani.
Serviço
Exposição Concrete Spring
Local: Casa Niemeyer – SMPW Qd 26, Conj. 3, Casa 7, Epia Sul, Brasília-DF
Diariamente, das 9h às 18h (até 08 de dezembro)
Entrada gratuita