São Paulo – A embaixada de Omã em Brasília inaugurou na noite de terça-feira (23), em São Paulo, a exposição Tolerância, Entendimento, Coexistência – A mensagem de Omã sobre o Islã, com painéis com fotos e textos que narram a história e a cultura do país do Golfo. A mostra foi criada pelo Ministério das Doações e Assuntos Religiosos de Omã com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A exposição é de curta duração e fica em cartaz até a próxima sexta-feira (27) porque entre os dias 30 de junho e 04 de julho estará em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A mostra reúne livros escritos em árabe e 44 painéis que contam a história de Omã, assim como sua cultura, arquitetura, o papel da mulher na sociedade, as artes e o artesanato. Os painéis também se dedicam a mostrar que em Omã o islã, o cristianismo e o judaísmo convivem em harmonia, assim como seguidores de correntes como sunismo, xiismo e ibadismo do próprio islã. Há painéis que se dedicam a mostrar as paisagens naturais do país árabe, sua economia, explicar o sistema jurídico, apresentar o turismo e a infraestrutura. Todas as fotos são acompanhadas de textos explicativos.
Nesta mostra há ainda quatro painéis com frases e palavras escritas em árabe em alto relevo. Quando iluminadas, essas palavras projetam sombras que mostram imagens de pessoas em oração.
Tour mundial
No coquetel de abertura promovido pela embaixada do país árabe, o conselheiro do Ministério das Doações e Assuntos Religiosos de Omã, Mohammed Said Al-Mamari, afirmou que o objetivo da exposição é mostrar que o respeito à diversidade é realidade em Omã. A mostra já passou por 47 cidades no Japão, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Áustria, Holanda, Eslovênia, Espanha, Itália, Bélgica, Estônia, Lituânia e Kuwait.
“É bom poder fazer essa apresentação no Brasil no momento em que o País tem grande exposição mundial em razão da Copa do Mundo. É uma oportunidade ótima de levar a nossa mensagem de tolerância e respeito”, afirmou Mamari. “Queremos mostrar que nosso país é um local em que pessoas e culturas diferentes convivem bem”, disse. Depois de Foz do Iguaçu, a mostra deixa o Brasil e deverá continuar a viajar pelos próximos três anos. Segundo Mamari, cidades de países da América do Sul e América do Norte deverão receber a exposição.
O presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum, afirmou que já visitou o país árabe e afirmou que Omã é um exemplo de país que se relaciona bem com todas as nações do Oriente Médio. “O comércio depende de clima de paz para ser realizado. Então eventos como este nós apoiamos com toda a satisfação”, afirmou à ANBA.
Serviço
Exposição Tolerância, Entendimento, Coexistência – A mensagem de Omã sobre o Islã
De 25 a 27 de junho
Das 10 às 20 horas
Club Homs – Avenida Paulista, 735, Bela Vista, São Paulo – SP
Entrada gratuita