Exposições em São Paulo mostram diversidade libanesa

A Associação Cultural Brasil-Líbano promove o evento ‘Líbano: País da diversidade e da harmonia’ a partir deste mês, com mostras de fotos, palestra e lançamento de bilhetes da Loteria Federal sobre o tema.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – A Associação Cultural Brasil-Líbano vai aproveitar a comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para apresentar no Brasil a diversidade libanesa. A Unesco comemorada a data em 21 de maio, quando a associação fará a abertura do evento “Líbano: País da diversidade e da harmonia”, que terá exposição itinerante na capital paulista e lançamento de bilhetes da Loteria Federal com imagens sobre o tema. Na foto acima, festival na cidade libanesa de Biblos.

A abertura de atividades ocorrerá às 20h30 no Teatro do Sesi-Fiesp, com uma palestra sobre diversidade que seguirá o mesmo norte do evento: direitos das mulheres, diversidade de gênero e diversidade religiosa, entre outros aspectos. Quem vai falar é a advogada, escritora e ex-procuradora do Ministério Público de São Paulo, Luiza Nagib Eluf. De acordo com a presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Lody Brais, será dado um panorama sobre a realidade do Líbano na questão da diversidade e feitos alguns comparativos com o Brasil.

No mesmo dia da abertura haverá show com o grupo de dança e música libanesa “1001 Noites”, de Raymond Bordokan. A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem que os participantes levem um quilo de alimentos não perecíveis para posterior doação a instituições de caridade.

De acordo com Lody, o público alvo não é apenas a comunidade libanesa, mas a sociedade brasileira como um todo, estudantes, professores, historiadores, filósofos, entre outros. Lody acha importante que a cultura do Líbano seja mostrada a todos.

As exposições pela capital paulista serão de painéis com imagens fotográficas do Líbano, que mostram sua harmonia e diversidade. Haverá mostra em três estações do metrô de São Paulo. A estação São Bento recebe as fotos de 10 a 31 de maio. As demais estações e datas ainda serão definidas e poderão ser consultadas mais adiante no site do metrô. Os painéis estarão no espaço cultural do Conjunto Nacional de 05 a 25 de junho e na Casa das Rosas em data ainda a ser fechada, mas prevista para julho, com duração de dois meses.

Haverá ainda o lançamento de bilhetes da Loteria Federal com imagens alusivas à diversidade libanesa. Serão as mesmas imagens que estarão nas exposições e que foram enviadas pelo Ministério do Turismo do Líbano, segundo Lody. Os bilhetes com as fotos devem começar a circular ainda neste mês de maio.

A cada ano a Associação Cultural Brasil-Líbano promove eventos sobre o Líbano, ligados a datas históricas que unem culturalmente o Brasil e o país árabe, e alinhadas com as datas comemorativas da Unesco. Neste ano, a escolha foi mostrar uma realidade do Líbano que os brasileiros não conhecem, segundo Lody. Além dos temas que são eixo das atividades, ela aponta algumas outras áreas nas quais o Líbano tem avançado, ficando ainda mais diverso, como o estilismo de fama internacional e a produção de cinema.

O evento “Líbano: País da diversidade e harmonia” é promovido pela Associação Cultural Líbano em parceria com o Ministério da Cidadania do Brasil e com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, governo do Estado de São Paulo, Ministério do Turismo do Líbano, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo e Caixa Econômica Federal.

Serviço

Evento “Líbano: País da diversidade e harmonia”

Abertura em 21 de maio de 2019, às 20h30, no Teatro Sesi-Fiesp
Avenida Paulista, 1.313 – São Paulo – SP
Gratuito – solicita-se doação de 1 kg de alimento não perecível

Exposição – Estações do Metrô de São Paulo
Estação São Bento – 10 a 31 de maio de 2019
Mais duas estações – a definir

Exposição Conjunto Nacional
05 a 25 de junho de 2019
Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo – SP

Exposição Casa das Rosas
Em julho de 2019 – por dois meses em datas ainda a definir
Avenida Paulista, 37 – São Paulo – SP

Divulgação

Publicações relacionadas