Maghreb Arabe Presse*
Rabat – O governo do Marrocos e a Renault-Nissan assinaram na semana passada os acordos finais para a entrada em operação de uma montadora de veículos de baixo custo na cidade de Tanger, no Norte do país.
A decisão de construir a fábrica de 600 milhões de euros foi tomada em setembro. Ela terá capacidade de produção de 200 mil veículos ao ano em 2010 e poderá ser expandida para 400 mil veículos, se transformando em uma das maiores indústrias de veículos do Mediterrâneo.
A fábrica será situada em uma área de 300 hectares e deve gerar 6 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. As obras de implantação devem ter início em fevereiro de 2008.
Para o governo marroquino, o empreendimento traz a esperança de desenvolvimento de uma indústria de alta qualidade. Para o primeiro-ministro do país, Abbas El Fassi, o projeto será um dos mais importantes a ser implementado nos países do norte da África. "Vamos desenvolver projetos que ampliem a integração do Marrocos ao grande espaço Mediterrâneo."
Segundo o representante da Renault em Tanger, Christian Estève, o projeto terá o apoio de uma série de fabricantes de autopeças para que sejam usados no veículo produtos realmente fabricados no país. Segundo ele, o Marrocos foi escolhido por sua competitividade e para aproveitar as "grandes oportunidades" para exportação oferecidas pelo país.
*Tradução de Mark Ament