Da redação*
São Paulo – A Fujairah Plastic Factories, principal produtora de filmes e sacos plásticos para embalagens dos Emirados, pretende dobrar sua produção nos próximos três anos. Atualmente a empresa produz duas mil toneladas de plásticos ao mês em três fábricas, em Sharjah, Ajman e Fujairah, e deve inaugurar até o final de 2007 uma nova fábrica com capacidade de produção mensal de mil toneladas. A capacidade desta fábrica deve ser dobrada até 2009.
Com a expansão, a indústria pretende gerar 300 novos empregos, mantendo os 500 trabalhadores atuais, segundo informa o jornal árabe Gulf News. De acordo com o diretor geral da empresa, Khalid Khalifa Mattar Al Kaabi, esta expansão é necessária pois a demanda da indústria de embalagens dos Emirados está crescendo e a organização pretende ampliar suas exportações.
"Exportamos cerca de 70% de nossa produção para a Europa, África e Estados Unidos. Desejamos manter esse nível," declarou o executivo, acrescentando que a empresa vai buscar novos mercados na América do Sul e Canadá.
Com o aumento no custo dos insumos usados na produção de plásticos, as margens de lucro caíram. Segundo o executivo, isso requer produção em massa. "Quanto mais você produz, maiores são as suas chances de sobrevivência. Para continuar no negócio você deve investir em tecnologia", disse.
De acordo com Al Kaabi, sempre de acordo com o jornal árabe, devido aos crescentes preços petrolíferos nos últimos meses, o custo do polietileno de alta densidade (PEAD) e polietileno de baixa densidade (PEBD), os dois principais insumos usados pela empresa, dobraram nos últimos três anos.
Segundo o executivo, insumos representam 80% do custo de produção da empresa. Os principais fornecedores da Fujairah Plastic estão na Arábia Saudita, Kuwait, Catar e Emirados.
*Tradução de Mark Ament